O que é preciso para trabalhar na Prefeitura de Lauro de Freitas?

mulher que trabalha na prefeitura

O trabalho no setor público chama atenção de muita gente. Isso acontece porque esse tipo de carreira traz diversas vantagens, como a estabilidade, e costuma oferecer boa remuneração. Além disso, os órgãos públicos oferecem oportunidades de emprego nas mais diversas áreas.

Se você pensa em fazer concurso na Bahia e investir nessa carreira, saiba que a Prefeitura de Lauro de Freitas é uma excelente opção. A cidade está em desenvolvimento, é vizinha à capital Salvador e oferece boa qualidade de vida aos seus moradores. Continue lendo este artigo e saiba como ingressar nessa carreira!

Por que trabalhar no setor público?

O trabalho no setor público tem grandes vantagens para o profissional. A principal delas é a remuneração. Geralmente, os vencimentos oferecidos por esses órgãos são superiores aos encontrados em empresas privadas. Os servidores públicos também têm direto à aposentadoria integral, ou seja, sem valor máximo.

A estabilidade é outro fator que diferencia a carreira pública das demais. Após 3 anos de trabalho, o servidor só pode ser demitido por falta grave.

Como trabalhar na Prefeitura de Lauro de Freitas?

Existem algumas formas de ingressar na carreira pública e conseguir uma vaga na prefeitura da cidade de Lauro de Freitas:

• concurso público;
  • estágio;
  • cargo comissionado;
  • terceirização.

A seguir, sabia mais sobre cada uma delas!

Concurso público

O concurso público é a forma mais tradicional de ingresso nesse tipo de carreira. Ao serem aprovados nos certames, os trabalhadores tornam-se servidores públicos e podem usufruir de todos os benefícios apontados acima, como estabilidade e aposentadoria integral.

Por oferecerem tantos benefícios, os concursos costumam ser bem concorridos. Além disso, muitos pedem ensino superior de forma obrigatória ou conferem pontuação extra aos candidatos que detêm um diploma.

Por isso, é importante começar a preparar-se com antecedência, dedicar-se aos estudos e, se possível, fazer um curso preparatório, como da LFG. Aqui na Unime, nossos alunos têm desconto nessa líder de preparação de concursos públicos.

Estágio

Quem ainda está na faculdade pode trabalhar na Prefeitura de Lauro de Freitas como estagiário. O processo seletivo é aberto a todos que estejam matriculados em instituições de ensino superior e geralmente é feito por meio de empresas terceirizadas.

Aqui na Unime, os nossos alunos têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, uma plataforma que faz a conexão entre empresas empregadoras e candidatos. Essa é uma excelente forma de conseguir o tão sonhado estágio, e os resultados têm sido ótimos tanto para os estudantes quanto para as empresas.

Cargo comissionado

O trabalhador comissionado é aquele que ocupa um cargo de confiança. Ele não tem estabilidade e pode ser dispensado a qualquer momento e sem justificativa. O regime de contratação é similar à CLT, mas o funcionário não tem direito a alguns benefícios, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A contratação para o cargo comissionado é independente dos concursos públicos. A nomeação de funcionários é livre e fica a critério do órgão. Entretanto, o candidato precisa se encaixar nas exigências para a vaga e atender a alguns critérios mínimos.

Terceirização

Os órgãos públicos podem fazer contratos com empresas que oferecem mão de obra terceirizada por meio de licitações. Quando isso acontece, o trabalhador, apesar de exercer as suas atividades na prefeitura, não tem vínculo com essa instituição.

Nesse caso, todas as obrigações trabalhistas e relacionadas ao contrato são de responsabilidade da empresa terceirizada.

Você já viu que trabalhar na Prefeitura de Lauro de Freitas pode ser uma boa oportunidade para a sua carreira, não é? Agora você já conhece quais são as formas de ingresso e viu que estar cursando uma faculdade ou ter um diploma de ensino superior ajuda bastante a conseguir uma vaga.

Que tal aproveitar a sua passagem pelo nosso blog para conhecer outras oportunidades de emprego no Nordeste?