Como o SEI Bahia ajuda a entender melhor o mercado de trabalho?

mulher conferindo o sei bahia

O SEI Bahia (Sistema Eletrônico de Informações) foi desenvolvido pelo TRF4 (Tribunal Federal do Distrito Federal para o Quarto Distrito) a fim de gerenciar processos e documentos de arquivamento eletrônico. Ele foi selecionado como a solução de processo eletrônico no projeto PEN (Processo Eletrônico Nacional).

Mas como essa ferramenta se relaciona com a economia da Bahia? É isso que veremos no conteúdo a seguir. Veja, abaixo, os tópicos que separamos aqui na Unime sobre o assunto:

O que é o SEI Bahia?

Apesar de já termos feito uma introdução sobre o assunto, neste tópico explicaremos com mais detalhes o que é essa ferramenta. Conforme dissemos inicialmente, o SEI é um sistema de gerenciamento de processos e de documentos de arquivamento eletrônico, com uma interface amigável e práticas de trabalho inovadoras.

Trata-se de uma ferramenta que permite a produção, edição, assinatura e processamento de documentos dentro do sistema, facilitando a digitalização de processos. Além disso, ele permite que várias tarefas sejam executadas ao mesmo tempo, agilizando o tempo de execução das atividades.

Uma de suas principais características é publicar e fornecer suporte físico a documentos institucionais e compartilhar conhecimento utilizando e comunicando novos eventos em tempo real.

Qual é o seu objetivo?

O objetivo do SEI é fornecer soluções flexíveis o suficiente para se adaptar à situação real de agências e de entidades de gestão pública de diferentes áreas de negócios. A solução será fornecida no portal público de software do governo federal.

Trata-se de um dos produtos do projeto PEN, uma iniciativa conjunta de instituições e de entidades em diferentes campos da gestão pública. Ele visa estabelecer uma infraestrutura pública para processos e documentos administrativos eletrônicos.

Sob a coordenação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o PEN integra os vários esforços já em andamento no governo federal e melhora o desempenho dos processos de gestão pública. Além disso, ele traz mais agilidade, produtividade, transparência e satisfação dos grupos de usuários, bem como redução das despesas.

Quais são as principais atividades do SEI?

Entre as maiores funcionalidades do sistema, vale destacar as atividades a seguir:

  • portabilidade: o sistema funciona totalmente na web e pode ser acessado por meio dos principais navegadores do mercado: Internet Explorer, Firefox e Google Chrome;
  • acesso remoto: devido à sua portabilidade, pode ser acessado remotamente por meio de vários tipos de dispositivos — microcomputadores, laptops, tablets e smartphones — e por diversos sistemas operacionais — Windows, Linux, iOS da Apple e Android do Google. Isso facilita o trabalho remoto dos usuários;
  • acesso de usuários externos: gerenciar o acesso de usuários externos aos arquivos de gerenciamento relacionados a eles, para que possam entender o conteúdo do processo, por exemplo, bem como assinar contratos e outros tipos de documentos remotamente;
  • controle de nível de acesso: gerenciar a criação e o processamento de processos e de documentos restritos e confidenciais e conceder acesso apenas às organizações ou aos usuários específicos envolvidos;
  • tramitação em múltiplas unidades: combinado com o novo conceito de processos eletrônicos, ele quebra o processo linear tradicional inerente às limitações físicas do papel. Dessa maneira, sempre que as ações forem independentes, vários departamentos podem ser solicitados a tomar medidas e apresentá-las no mesmo arquivo de gerenciamento;
  • funcionalidades específicas: falando de modo mais prático, o sistema permite fazer o controle de prazos, supervisores, estatísticas de unidades, tempo de processamento, base de conhecimento, pesquisa de todo o conteúdo, monitoramento especial, modelos de documentos, texto padrão, cobertura de processos, assinatura de bloco, organização de processo de bloco, acesso externo, entre outros.

Boas práticas para utilizar o sistema

A fim de fazer melhor uso do SEI e obter os recursos necessários, os usuários devem prestar atenção a uma série de boas práticas adotadas em suas rotinas de trabalho. Confira algumas delas a seguir.

Padronize os procedimentos

Por ser um sistema amigável e de fácil maneabilidade, o SEI pode ser usado de maneiras diversas em diferentes realidades. Portanto, é muito importante padronizar o fluxo de trabalho e implementar as regras de uso do sistema, com procedimentos de colaboração institucional para obter segurança da informação.

Além disso, a padronização de documentos, métodos e terminologias também ajuda a usar uma série de recursos fornecidos pelo sistema, como pesquisas e medições.

Adote a transparência com critério

A transparência do fluxo de informações e o trabalho colaborativo são os princípios que norteiam o desempenho do SEI. Nesse caso, é ideal promover e priorizar a publicidade para garantir que o sistema funcione efetivamente. No entanto, em certas situações, processos e documentos podem receber acesso restrito.

Respeite as etapas do processo e o fluxo de dados

Para garantir a medição correta do desempenho do processo, além de usar as funções de pesquisa e o monitoramento para consultar informações, também é importante executar efetivamente cada etapa. Por exemplo, evite desnecessariamente manter o processo aberto. Após a conclusão das atividades relevantes na organização, lembre-se de concluir o processo ou enviá-lo para outra empresa.

Como ele ajuda a entender a economia da Bahia?

A economia da Bahia é tida como uma das melhores do país. Isso porque o PIB (Produto Interno Bruto), representando a soma de toda a produção no estado, aumentou 1,3% no segundo trimestre de 2019, em comparação ao mesmo período de 2018. O resultado é superior à média nacional de crescimento de 0,4%.

Além disso, diversos setores do mercado mostraram aumento acima da média nacional, e a oferta de melhores oportunidades de emprego no Nordeste também está aumentando — cenário de só tende a melhorar.

Com essas informações, podemos afirmar que mercado de trabalho na Bahia supera muitos outros estados, contribuindo positivamente para a recuperação econômica do Brasil. Esse aumento reflete-se diretamente nas oportunidades de emprego e na renda de toda a população da Bahia.

Esses são dados bastante animadores, certo? Pois bem, saiba que, sem a existência e o funcionamento bem-sucedido do sistema SEI, tais dados dificilmente seriam computados com a mesma eficiência. Outra informação gerada a partir da ferramenta foi o IMEC-SSA 2020, que mostrou um aumento de 6% da atividade econômica de Salvador no início do ano.

Essas são as principais informações sobre o SEI Bahia e como esse sistema é essencial para compreender a economia do estado. Desde que começou a ser implantado, ele ajuda a administração da região a caminhar rumo à transformação digital, otimizando seus processos internos e externos.

Gostou deste conteúdo e ficou animado com os dados positivos do estado? Então veja um panorama sobre os concursos e as oportunidades na Bahia!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.