Como funciona a lista de espera do Prouni na Unime?

estudante no computador

Desconto nota do Enem

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é uma iniciativa do governo federal que existe desde 2005 e tem como objetivo oferecer bolsas de estudos a alunos de escolas públicas em faculdades particulares de todo o Brasil. O processo seletivo usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificar candidatos.

Entretanto, não basta ter uma boa nota para conseguir a bolsa — também é preciso cumprir alguns critérios e apresentar uma série de documentos, além de realizar a matrícula presencialmente. Por conta dessas exigências, é comum que sobrem vagas nas edições do Prouni. Para preenchê-las, são chamados estudantes que estejam na lista de espera. 

Agora que você já sabe o que é e para que serve o Prouni, continue lendo este post e entenda:

O que é a lista de espera do Prouni e como funciona?

A lista de espera do Prouni é montada depois da segunda chamada de pré-selecionados de cada edição do programa. Quem tem interesse em participar deve se manifestar no site. A lista é organizada por cursos, turnos e locais de oferta. Existem duas possibilidades de cadastro:

  • lista de espera para o curso de primeira opção: podem se candidatar os estudantes que não tenham sido pré-selecionados nas duas primeiras chamadas ou que tenham sido pré-selecionados para a sua segunda opção de curso, mas não houve formação de turma;
  • lista de espera para o curso de segunda opção: podem se candidatar estudantes que não tenham sido pré-selecionados nas duas chamadas anteriores; ou que tenham sido pré-selecionados, mas que não existam bolsas disponíveis para a primeira opção de curso; ou que tenham sido pré-selecionados, mas não houve formação de turma.

Os candidatos inscritos na lista de espera do Prouni começam a ser convocados caso ainda haja bolsas disponíveis após as duas chamadas regulares do programa.

No entanto, só podem participar os estudantes que estejam inscritos na mesma edição e que correspondam a todas as exigências.

Por que vale a pena aguardar?

Se você tem o sonho de fazer uma faculdade e não tem como cobrir sozinho todos os custos, saiba que a lista de espera do Prouni é uma boa opção. Como falamos, o programa faz algumas exigências para que as bolsas sejam concedidas, como apresentação de documentos, comprovação de renda e presença na faculdade para efetivar a matrícula. Quem não aparece no dia marcado perde a vaga.

É por isso que, todo ano, sobram bolsas — e entrar na lista de espera é a melhor maneira de consegui-las, caso você não tenha sido pré-selecionado nas primeiras chamadas.

Quais são as vantagens de estudar na Unime pelo Prouni?

O Prouni oferece ao estudante de baixa renda a possibilidade de frequentar uma faculdade particular com bolsa integral ou parcial, que concede 50% de desconto na mensalidade. Aqui na Unime, você consegue matricular-se em diversos cursos. Existe, inclusive, a possibilidade de ser contemplado com uma bolsa de Medicina pelo Prouni.

Quem estuda na Unime com bolsa do Prouni usufrui de todos os benefícios oferecidos pela nossa faculdade:

  • infraestrutura completa;
  • corpo docente qualificado;
  • muitas opções de cursos;
  • inserção facilitada no mercado de trabalho.

Saiba mais informações sobre cada uma dessas vantagens!

Infraestrutura completa

Aqui na Unime, temos unidades em Lauro de Freitas, Itabuna e Salvador, todas com infraestrutura especial para que os alunos consigam aproveitar ao máximo a experiência na faculdade. Além de salas de aula modernas e espaços de convivência, contamos com laboratórios e serviços de grande importância nas Clínicas Escola, onde os alunos podem ganhar experiência e praticar o que aprendem.

Tour pela prova do Enem

Você pode conferir num tour virtual 360°, a infraestrutura do campus da Unime em Lauro de Freitas, confira aqui.

Corpo docente qualificado

Os nossos professores passam por um processo criterioso de seleção. Eles têm experiência de mercado de trabalho e são especialistas, mestres e doutores em suas áreas de atuação.

Muitas opções de cursos

Nem sempre o curso almejado está disponível em uma faculdade pública. Esse é o motivo de muitos alunos vindos de escolas públicas buscarem faculdades particulares. Com o Prouni, você consegue se matricular nos mais diversos cursos oferecidos pela Unime.

Inserção facilitada no mercado de trabalho

Nós temos uma parceria firmada com o Canal Conecta, uma plataforma que faz conexões entre nossos alunos e recém-formados e empresas com vagas abertas. Assim, fica muito mais fácil conseguir uma vaga no mercado de trabalho, principalmente para quem não tem experiências sólidas de trabalho.

Quais são as alternativas para quem não foi aprovado?

Se você não conseguir uma das vagas do Prouni na Bahia, não desanime. Existem alternativas para estudar sem desequilibrar a vida financeira, como outras opções de bolsas ou financiamentos. Confira a seguir!

Bolsas institucionais

Aqui na Unime, você pode conseguir descontos nas mensalidades e bolsas de estudos. As informações sobre as bolsas institucionais estão disponíveis no nosso site.

FIES

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa de financiamento estudantil oferecido pelo governo. Ele está disponível para estudantes cuja renda familiar seja menor que 3 salários mínimos, e não há cobrança de juros para o aluno. O pagamento das prestações começa após o término do curso.

Como você viu, a lista de espera do Prouni é uma boa oportunidade para quem deseja se matricular em uma faculdade particular. A espera vale a pena e pode trazer grandes benefícios, como a possibilidade de ganhar bolsas integrais e de usufruir de todas as vantagens que esse tipo de instituição oferece. No entanto, caso não consiga, existem alternativas para iniciar o curso sem precisar arcar com 100% da mensalidade.

Se você quer ter mais informações sobre a Unime, conhecer os nossos cursos e saber como se inscrever nos processos seletivos, entre em contato conosco!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados