Como funciona o concurso da Guarda Municipal de Salvador?

praia de salvador

Desconto nota do Enem

Guardas Municipais têm o papel de proteger bens, serviços e até mesmo instalações públicas do município. Muitas vezes, o profissional também tem que trabalhar em conjunto com órgãos policiais para manter a ordem pública e, principalmente, a segurança da população.

Para seguir a carreira, é necessário prestar o concurso público e passar por todas as fases da seleção. No post a seguir, vamos mostrar o funcionamento da prova e como você deve se preparar para o concurso de Guarda Municipal em Salvador. Continue a leitura!

Como é o mercado de trabalho de concursos públicos em Salvador?

Salvador é uma das capitais brasileiras que mais atraem candidatos interessados em prestar concursos públicos. Além de o município oferecer excelente qualidade de vida e ter PIB (Produto Interno Bruto) em expansão, tornar-se concursado, por si só, é uma oportunidade de garantir:

  • estabilidade financeira;
  • boa remuneração;
  • ascensão profissional;
  • melhores condições de aposentadoria;
  • crescimento profissional.

Um dos concursos que tem chamado bastante atenção na cidade é o de Guarda Municipal. No próximo tópico explicaremos com detalhes como ele funciona.

Como funciona o concurso da Guarda Municipal de Salvador?

Os candidatos do concurso de Guarda Municipal de Salvador são avaliados por uma prova objetiva, dividida da seguinte forma:

  1. Legislação Específica;
  2. Raciocínio Lógico;
  3. Língua Portuguesa;
  4. Noções de Informática;
  5. Conhecimentos Específicos;

A avaliação é composta por 70 questões de múltipla escolha, sendo que, a cada questão, o candidato terá que escolher entre 5 alternativas, e somente uma será a correta.

Aqueles que passam na prova objetiva são convocados ao Teste de Aptidão Física com o objetivo de testar o físico e a resistência dos candidatos — atributos fundamentais para exercer a função.

Quanto ganha um Guarda Municipal concursado em Salvador?

Ao passar em todas as fases do concurso de Guarda Municipal em Salvador, o profissional ganhará, em média, R$ 4 mil*, trabalhando 40 horas semanais. O salário pode variar dependendo das atividades exercidas pelo Guarda Municipal.

Tour pela prova do Enem

No site Transparência Salvador, é possível ver em detalhes a remuneração de todos os guardas municipais da cidade. Basta selecionar a opção “Efetivos Ativos” e, em seguida, o órgão GCM (sigla para Guarda Civil Municipal) na aba de busca à esquerda da página.

Como estudar para o concurso da Guarda Municipal de Salvador?

Agora que você já sabe como funciona concurso de Guarda Municipal, vamos dar algumas dicas de como se preparar para a prova.

Antes de tudo, é preciso ter em mente que, apesar de a maioria das vagas exigir apenas o ensino médio dos candidatos, as funções mais valorizadas e bem-remuneradas são reservadas às pessoas com ensino superior completo em áreas como:

Além disso, mesmo que opte pelo concurso de ensino médio, o ensino superior deixa você à frente dos candidatos por conta das matérias da grade curricular. Quem cursa Direito, por exemplo, terá uma ótima bagagem do conteúdo jurídico, enquanto quem fez cursos de Exatas terá uma boa base para tópicos como lógica. Quem estuda aqui na Unime ainda tem uma vantagem extra: desconto nos cursos preparatórios da LFG, referência para concursos públicos no país.

Outra dica é responder às questões de provas anteriores. Não basta entender a teoria, você deve praticar seus conhecimentos e acostumar-se com o tipo de avaliação que geralmente é aplicada.

O uso de materiais de qualidade e contextualizados também é algo fundamental. Não adianta começar a estudar por meio de uma apostila de um concurso da prefeitura de Belo Horizonte, por exemplo, se o concurso é em Salvador. Adquira a apostila correta e suas chances de passar na avaliação serão muito maiores.

Prestar o concurso de Guarda Municipal em Salvador é uma maneira de melhorar de vida e garantir um salário acima da média no país. Como as oportunidades na Bahia mais atrativas exigem o ensino superior, é extremamente recomendado que você faça uma graduação antes mesmo de tentar um concurso.

Já que estamos falando sobre oportunidades, aproveite para descobrir como encontrar vagas de emprego em Salvador!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 46

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados