Enfermagem na Bahia: por que investir nessa possibilidade?

profissional de enfermagem

Desconto nota do Enem

Mesmo sendo uma carreira antiga, a Enfermagem ainda é um ramo muito requisitado no mercado de trabalho.

A área exige enfermeiros preparados para atender pacientes e prestar assistência adequada em hospitais, postos de saúde e clínicas médicas — e nem sempre há pessoas qualificadas o suficiente.

Para seguir a carreira, é necessário adquirir o diploma do ensino superior. O curso dura entre 4 e 5 anos, no qual o aluno aprende desde os termos técnicos de Enfermagem à parte prática — seja em laboratórios, seja em diferentes estágios.

Neste post, vamos mostrar algumas vantagens de fazer o curso de Enfermagem na Bahia. Confira!

Mercado de trabalho em alta na Bahia

É comum encontrar pessoas falando que a Enfermagem é uma carreira esquecida no país. No entanto, o mercado de trabalho nunca esteve tão em alta — principalmente em estados populosos, como a Bahia.

Um dos principais motivos para a grande demanda por profissionais da área é o envelhecimento da população. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2060, 1 a cada 4 brasileiros terá mais de 65 anos. Ou seja: teremos, cada vez mais, a necessidade de pessoas qualificadas a fim de atender pacientes idosos nos centros de saúde.

Para facilitar a busca por vagas no estado baiano, uma boa dica é conferir o Canal Conecta, portal de empregabilidade exclusivo dos alunos da Unime, que publica oportunidades todos os dias.

Salário médio pago aos profissionais na região

Na Bahia, o salário médio do enfermeiro é de R$ 2.861,95* para uma jornada de trabalho de 36 horas semanais.

Entretanto, dependendo da área de atuação e da especialização do profissional, ele pode receber muito mais. Enfermeiros que trabalham na Polícia Militar, a partir do concurso público, por exemplo, recebem cerca de R$ 6.000* por mês.

Tour pela prova do Enem

Alta demanda da área da saúde no Nordeste

Não é de hoje que o Nordeste enfrenta desafios estruturais causados pela sua desigualdade regional. Atualmente, a saúde é uma das áreas que mais precisam de assistência, já que ela afeta de forma direta a expectativa de vida da população.

Para melhorar a situação do setor, há a necessidade de mais enfermeiros preparados para lidar com a saúde pública da região.

Em outras palavras, o Nordeste ainda tem muito espaço para receber profissionais da saúde. A ideia é equiparar-se, no mínimo, à quantidade de médicos e enfermeiros da região Sudeste, a qual tem a maior densidade médica do país, segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Possibilidade de atuar em diversas áreas

Por mais que o profissional de Enfermagem seja conhecido por trabalhar em hospitais e clínicas de saúde, ele pode atuar em diversas áreas do mercado. Veja algumas a seguir:

  • Hospitalar;
  • Geriátrica;
  • Educação;
  • Cirúrgica;
  • Emergencial;
  • Domiciliar;
  • Resgate.

Faculdades de qualidade na região

Uma das grandes vantagens de estudar na Bahia são as faculdades qualificadas da área da saúde. Não é raro encontrar pessoas que vieram de outros lugares para cursar o ensino superior no estado baiano.

Nós da Unime somos uma faculdade de referência na região e oferecemos o curso de Enfermagem em Itabuna, Salvador e Lauro de Freitas. Todas as unidades dispõem de boa infraestrutura com laboratórios especializados — é possível ver isso por meio do tour virtual 360º pela unidade Lauro de Freitas.

Vale ressaltar que, na Faculdade Unime, é possível fazer o curso na modalidade de ensino semipresencial, para dar mais flexibilidade ao estudante.

Fazer Enfermagem na Bahia é uma oportunidade de aproveitar um ensino de alto nível e ainda garantir uma carreira de sucesso. Embora pareça cedo pensar no mercado de trabalho, estudar em uma faculdade reconhecida só vai aumentar suas chances de conseguir uma boa vaga de emprego no futuro.

Agora que você sabe por que vale a pena estudar Enfermagem na Bahia, aproveite para se inscrever no vestibular da Unime!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados