Conheça a história da Enfermagem e apaixone-se pelo curso

profissional de enfermagem

A Enfermagem é uma profissão que tem como principal objetivo o cuidado ao ser humano e o tratamento de doenças que comprometam o bem-estar e a qualidade de vida. Hoje em dia, o enfermeiro é um profissional valorizado e imprescindível em uma equipe multidisciplinar de saúde.

Mas como será que essa área funcionava há alguns anos? E quando surgiu? Neste artigo, você vai conhecer a história de Enfermagem e entender seus avanços, fases e personalidades importantes. Vamos lá?

A origem da Enfermagem

A história da Enfermagem começa há milhares de anos, ainda antes do nascimento de Cristo. Nessa época, a humanidade ainda não sabia muito sobre doenças, que eram consideradas castigo divino. Mesmo assim, os enfermos recebiam cuidados, principalmente de mulheres. Com o tempo, esse trabalho foi ganhando destaque na sociedade, até que se tornou uma profissão.

O modelo de Enfermagem que conhecemos nos dias atuais, porém, surgiu por volta de 1840, quando Florence Nightingale, uma mulher rica e muito religiosa, desenvolveu métodos para o tratamento de feridos de guerra. Os estudos de Florence serviram como base para muitos avanços na área, como o desenvolvimento de novos procedimentos e técnicas de cuidado.

Períodos da Enfermagem no Brasil

No Brasil, a Enfermagem começou a se desenvolver no período colonial, com o surgimento da Organização da Enfermagem no Brasil. Em 1543, ainda no Período Colonial, foi inaugurado um dos primeiros hospitais da época, a Santa de Casa de Misericórdia, em Santos, São Paulo, seguido pela unidade aqui de Salvador, na Bahia (1549) — que ainda funcionam como instituição de ensino.

Os primeiros tratamentos foram realizados por escravos, que utilizavam ervas medicinais no cuidado com os enfermos.

Esse primeiro período da Enfermagem no Brasil serviu de base para o desenvolvimento da profissão, que começou a acontecer no final do século XIX.

Essa época foi marcada pelo êxodo rural e pelo aumento da população nas cidades, o que fez aumentar a necessidade de atenção à saúde pública. Nesse contexto, o enfermeiro passou a ser mais valorizado e cada vez mais necessário. Esse desenvolvimento também foi alavancado pelas guerras que ocorreram no período, que deixaram muitas pessoas feridas.

O surgimento de novas escolas de Enfermagem contribuiu muito para o desenvolvimento e regulamentação da profissão. Algumas mudanças importantes na área da saúde também contribuíram para valorização da profissão, como a criação do Ministério da Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) e a organização dos trabalhadores em associações, sindicatos e conselhos, como o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Personalidades que marcaram a história da Enfermagem

Alguns nomes destacam-se na história da Enfermagem. É impossível falar sobre a origem da profissão sem lembrar de Florence Nightingale, já citada mais acima. Ela foi pioneira na utilização de gráficos e de dados estatísticos para estudar as causas de morte, os riscos que os pacientes corriam e a influência do ambiente no adoecimento e na recuperação.

No Brasil, Ana Nery foi uma personagem muito importante para o desenvolvimento da Enfermagem. Depois que seus filhos e irmãos foram convocados para a Guerra do Paraguai, ofereceu-se para cuidar dos feridos no conflito e montou uma enfermaria na sua própria casa. Ana Nery trabalhou até o final da guerra e passou a ser considerada uma heroína da pátria.

Evolução da Enfermagem e os dias atuais

Hoje em dia, a Enfermagem é entendida como uma profissão fundamental para a saúde pública no Nordeste e em todos os lugares. A tecnologia e o conhecimento sobre o corpo humano tornam o trabalho cada vez mais apurado e aumentam as chances de cura do paciente, mas o cuidado com o outro continua sendo a base de um trabalho bem-feito.

Se você pensa em ingressar no curso de Enfermagem, saiba que está escolhendo uma profissão muito bonita e importante. Durante a sua formação, o estudante entra em contato com disciplinas ligadas à ética e às áreas de Ciências Humanas e Ciências Biológicas, além de aprender os termos técnicos de Enfermagem.

Se você gostou da história da Enfermagem e pretende fazer faculdade de Enfermagem em Salvador, não pode deixar de conhecer a Unime. Nós temos uma infraestrutura completa para potencializar o aprendizado e contamos com docentes especializados.

Além disso, temos uma parceria de sucesso com o Canal Conecta, uma plataforma exclusiva de conexão entre empregadores e candidatos, que ajuda muita gente a entrar no mercado de trabalho. Outra vantagem é que o nosso curso de Enfermagem é oferecido nas modalidades de ensino presencial e semipresencial — trazendo mais flexibilidade ao seu dia a dia. Veja fazer parte da história da Enfermagem com a gente!

E aí, está pronto para começar a sua carreira na Enfermagem? Inscreva-se no nosso vestibular e dê o primeiro passo em direção a esse sonho!