Como está o mercado de Engenharia na Bahia?

engenharia bahia

Entre os cursos das Ciências Exatas, a Engenharia, na Bahia, ganha um destaque especial. Mesmo quem não tem muita afinidade com os números, mas gosta de lidar com desafios, pode aprender as habilidades e as competências necessárias para ser um ótimo profissional. Para isso, é preciso escolher a faculdade certa.

Nesse sentido, o perfil profissional de cada Engenharia faz muita diferença. No Bacharelado em Engenharia Civil, por exemplo, o foco está na administração de projetos e na construção de obras que vão desde pequenos cômodos a pontes gigantescas. Para isso, é importante ser criativo, analítico e inovador.

O atual mercado de trabalho do estado da Bahia tem uma demanda muito boa para engenheiros. Por isso, separamos informações relevantes para você conhecer melhor esse cenário! Boa leitura!

Descubra a função de um engenheiro

É bem comum os estudantes ficarem em dúvida antes de escolher uma Engenharia no Nordeste: faço Arquitetura ou Engenharia Civil para atuar em obras? Para trabalhar em indústrias, faço Engenharia Mecânica ou Engenharia Elétrica? Vou conseguir um bom retorno salarial se fizer Engenharia de Produção?

Essas são apenas algumas das perguntas que podem passar pela cabeça de quem pretende fazer um desses cursos. Neste caso, elas estão relacionadas com a função de um engenheiro, que tem especificidades dependendo da área. Contudo, de uma maneira geral, ele vai criar e colocar projetos em prática.

Veja a média salarial do profissional de Engenharia na Bahia

Para quem faz Engenharia na Bahia, os salários são bem atrativos, trazendo um ótimo retorno financeiro no investimento realizado ao longo da graduação, seja com mensalidades, seja com materiais.

Vejamos a média para cada área no estado, de acordo com a plataforma Salário:

Na Unime, cursos e valores são ofertados pensando na demanda dos estudantes e do mercado de trabalho — aqui você encontra essas opções de Engenharia em Salvador e outras cidades do estado, como Itabuna.

Teste Vocacional Rápido

Descubra as principais especializações na área de Engenharia

Mesmo ainda durante a graduação, o engenheiro pode aumentar seu leque de conhecimentos fazendo cursos extracurriculares que agregam ao currículo. Depois de formado, as especializações também ajudam a aprimorar os aprendizados da faculdade.

A qualificação e a necessidade dela dependem muito da área em que o futuro engenheiro pretende atuar. Na Unime, oferecemos aos nossos estudantes a certificações com parceiros, em que certificados importantes estão disponíveis para você dar aquele boom na carreira antes mesmo de pegar o diploma.

Confira os principais cursos de Engenharia

Na Engenharia Civil, o foco está na execução de obras. Já o engenheiro mecânico atua em vários tipos de indústrias com máquinas e veículos. Na Engenharia Elétrica, o trabalho envolve sistemas de energia, enquanto o engenheiro de produção cuida dos recursos para manter a produtividade.

Ao conhecer melhor a função de cada Engenharia, para ter sucesso no mercado de trabalho, a decisão principal é optar por uma faculdade de Engenharia de qualidade. Na Unime, você conta com professores competentes, além de uma estrutura pronta para aulas práticas e teóricas, na modalidade presencial e semipresencial, em que você vai ao polo de 1 a 3 vezes por semana.

Faça Engenharia na Bahia!

O mercado de trabalho para Engenharia na Bahia acompanha a demanda por esses profissionais no país como um todo. Ela pode até ter suas instabilidades, porém, quando você faz um curso de excelência, as chances de passar por crises com sucesso também aumentam.

O que você está esperando para começar a sua graduação em Engenharia? Escolha a que mais combina com o seu perfil e inscreva-se em nosso vestibular!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content