Como trabalhar como fonoaudiólogo em Salvador?

fonoaudióloga e paciente em salvador

Desconto nota do Enem

O fonoaudiólogo é o profissional responsável por diagnosticar e tratar distúrbios da fala, da audição e das funções de respiração, mastigação e deglutição em pacientes. Portanto, fazer faculdade de Fonoaudiologia é o caminho mais indicado para quem deseja aproveitar as oportunidades do setor.

Para se dar bem na profissão, o ideal é identificar-se com a área de Saúde, ter interesse em aprender técnicas para reabilitação de pessoas e saber trabalhar em equipes com profissionais de múltiplas especialidades. Também é fundamental ter um bom relacionamento interpessoal, exercendo paciência e resiliência para trabalhar adequadamente em tratamentos de longo prazo.

Continue acompanhando e veja como trabalhar como fonoaudiólogo em Salvador e aproveitar as excelentes vagas na cidade:

  • procure vagas em hospitais;
  • ofereça seus serviços em escolas;
  • considere montar seu consultório;
  • preste serviço para empresas;
  • dê aulas de oratória.

Confira mais detalhes a seguir!

Procure vagas em hospitais

O profissional pode procurar por postos de emprego em hospitais, em instituições de saúde públicas e privadas, clínicas, maternidades, laboratórios de diagnósticos, entre outros locais.

A norma da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) que obriga os convênios médicos a cobrirem sessões de Fonoaudiologia, bem como o avanço das políticas públicas de saúde são fatores que têm contribuído para o aumento da demanda por fonoaudiólogos, sobretudo nos planos de saúde.

O setor público também apresenta boas oportunidades. Caso você tenha interesse em se aprofundar no meio hospitalar, por exemplo, houve processo seletivo para residência com vaga para Fonoaudiologia organizado em 2019 pelo Seab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia).

Ofereça seus serviços em escolas

Muitas famílias buscam ajuda profissional para lidar com problemas na fala de crianças. O fonoaudiólogo, portanto, é o mais apto para avaliar e diagnosticar alterações na fala, utilizando testes e protocolos adequados que auxiliam na identificação do problema.

Ainda, é possível averiguar disfunções relacionadas à fala e ao processo de ensino e aprendizagem, intervindo quanto antes para evitar o agravamento de transtornos de fluência em alunos.

Tour pela prova do Enem

Considere montar seu consultório

Mesmo que você não consiga uma vaga no mercado de trabalho assim que sair da faculdade, um caminho é considerar montar o seu próprio consultório e oferecer seus serviços à população.

Uma dica é proporcionar tanto terapias quanto oferecer consultas para a adaptação de aparelhos auditivos, ampliando, com isso, as chances de ter uma alta procura por pacientes de diferentes idades.

Preste serviço para empresas

Diversas empresas na Bahia demandam cada vez mais profissionais que sejam capacitados para desenvolver diferentes funções. Por exemplo, é possível trabalhar com pesquisa, no atendimento clínico e, ainda, na preparação de voz em emissoras de televisão, de rádio e de canais digitais.

Existe, ainda, o segmento da Fonoaudiologia do Trabalho, no qual o indivíduo deve elaborar e participar de campanhas educativas, palestras e ações de conscientização que envolvam os colaboradores das companhias corporativas.

Dê aulas de oratória

Outra possibilidade é oferecer aulas de oratória, atuando na promoção e no aprimoramento dos aspectos relacionados à comunicação, como audição e linguagem, tanto oral quanto escrita, motricidade oral e voz.

O profissional também pode desenvolver técnicas que auxiliam as pessoas a obterem uma melhor postura na voz, proporcionando mais qualidade à oratória e à saúde vocal como um todo.

Para atuar legalmente na profissão, é fundamental fazer um curso superior de qualidade. Aqui na Unime, a graduação em Fonoaudiologia dispõe de conhecimentos e de técnicas sobre as diversas especialidades da área. Nosso maior intuito é atender tanto às necessidades do currículo quanto de nossos estudantes.

Se você está decidido em fazer faculdade na Bahia para aproveitar as vagas para fonoaudiólogos, lembre-se de que é preciso se dedicar para obter destaque nessa carreira tão importante do setor de Saúde.

Com isso, você poderá aproveitar a alta da profissão e oferecer seus serviços em inúmeros campos do mercado, tendo bons salários. Saiba que a média de remuneração de um fonoaudiólogo aqui em Salvador é de R$ 2.459,06. Aproveite essa carreira!

Gostou do conteúdo? Então, entre em contato agora mesmo com a Unime e descubra mais informações sobre as nossas graduações e modalidades de ensino!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados