Vou fazer Letras! Devo cursar inglês ou espanhol?

menina com livros estudando faculdade de letras

A faculdade de Letras atrai muitas pessoas interessadas em aprofundar seus conhecimentos sobre a língua portuguesa e também sobre idiomas estrangeiros. Isso porque os cursos — Bacharelado ou Licenciatura — podem envolver mais de um idioma. O estudante pode escolher, por exemplo, entre Letras Espanhol e Letras Inglês.

Mesmo sendo uma grande vantagem, essa característica traz um desafio para os interessados na graduação. Afinal, como escolher entre os idiomas estrangeiros disponíveis? É uma decisão importante. Então, se você já decidiu pela área de Letras, mas está com dificuldades para fazer a segunda escolha, conte com o nosso apoio.

Além de oferecer qualidade de excelência para nossos alunos, a Unime também preocupa-se em prestar suporte nas suas escolhas profissionais. Confira informações que vão ajudar na sua tomada de decisão!

O que se estuda na faculdade de Letras?

Que tal começarmos falando um pouco mais sobre o curso e a profissão? A faculdade de Letras existe tanto na modalidade Bacharelado quanto na Licenciatura. Na Licenciatura, você habilita-se para dar aulas de Português ou da língua estrangeira escolhida.

Professores formados em Letras podem atuar nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. Além disso, é possível também trabalhar ministrando aulas no ensino superior e em cursos específicos de idiomas.

Como o foco da Licenciatura é a formação de professores, os estudantes de Letras desenvolvem diversos conhecimentos e habilidades próprias do trabalho docente. Isso inclui, por exemplo, aulas de didática, de metodologias de ensino e de Psicologia da aprendizagem.

A graduação também envolve aprender elementos da língua e da cultura relacionados ao idioma. Logo, o aluno aprofunda-se em aspectos do Português e de outras línguas — aprendendo sobre a construção da linguagem, as regras gramaticais, a literatura de diferentes países etc.

Desse modo, alguém formado em Letras pode trabalhar em diferentes campos de atuação, não só na docência. É possível exercer funções de tradução e de revisão de textos e até mesmo trabalhar na produção de conteúdos em outros idiomas.

Quais as diferenças entre Letras Inglês e Letras Espanhol?

Como você viu, a faculdade de Letras é muito interessante e abre possibilidades amplas no mercado de trabalho. Além de atuar na Bahia e em outros locais do país, cursar Letras na Unime permite que o profissional aproveite chances em outros países.

Afinal, a graduação prepara o aluno para dominar diversos elementos de um idioma estrangeiro. Mas, diante disso, a sua dúvida pode ter aumentado: o que escolher? Letras Espanhol ou Letras Inglês? Entender as diferenças entre os dois cursos vai ajudar na escolha.

De modo geral, a maior diferença está ligada ao aprofundamento em determinado idioma. Entretanto, a análise não é tão simples. É preciso pensar que tanto a sua rotina de estudos quanto as oportunidades de emprego serão diferentes, a depender da decisão sobre a língua estrangeira.

Por exemplo, a literatura de países da língua espanhola com certeza será bem diferente da que é produzida em locais que falam o inglês, certo? Da mesma forma, aspectos culturais entre nações de idiomas diferentes também envolvem detalhes distintos.

Tudo isso influencia na graduação em Letras, já que os alunos terão contato próximo com a língua, a cultura e a literatura estrangeira. A gramática é outro elemento relevante, já que a construção do espanhol e do inglês parte de regras completamente distintas.

Nesse sentido, vale destacar que o espanhol se aproxima mais do Português. Tanto gramatical quanto culturalmente, já que é o idioma falado por nossos vizinhos da América Latina. Enquanto isso, o inglês possibilita a apreensão de uma gramática e de uma cultura diferentes.

Qual das duas opções tem maiores chances na carreira de Letras?

Quem está planejando fazer faculdade em Salvador pode se perguntar qual curso de Letras apresenta maiores possibilidades na carreira. Essa é uma dúvida delicada, e não há uma resposta definitiva. A verdade é que ambas as opções são interessantes para o estudante.

Como a Licenciatura em Letras prepara professores de idiomas, podemos dizer que é um mercado de trabalho atrativo. Afinal, a área de educação está entre as prioridades do país — e dominar uma língua estrangeira é uma das habilidades exigidas para profissionais do futuro.

Ou seja, a tendência é que a procura por professores de línguas continue aumentando. Nesse cenário, as duas carreiras são interessantes. O inglês é considerada uma língua falada em todo o mundo, então há bastante procura de brasileiros por cursos nesse idioma.

De outro lado, as aulas de espanhol também são valorizadas no Brasil, já que diversos países próximos falam a língua. Assim, brasileiros que desejam viajar ou aproveitar oportunidades de emprego na América Latina precisam aprender o idioma.

A mesma lógica vale para quem deseja conhecer a Espanha e outros locais na Europa. Outro ponto positivo da carreira de Letras Espanhol é que, muitas vezes, estudantes brasileiros dão preferência à aprendizagem de uma língua que seja semelhante ao Português.

Com relação à remuneração, caso escolha a área de docência, segundo o site Salário, um professor de inglês em Salvador recebe, em média, R$ 2.298,23. Já a média salarial de um professor de Espanhol, ainda segundo o site Salário, é de R$ 1.549,97.

Como escolher entre Letras Espanhol e Letras Inglês?

Você acaba de ver que as duas opções são promissoras para sua carreira. Então, fica a pergunta: como escolher entre elas? O melhor caminho é considerar as características de cada curso e o seu perfil como estudante. Veja alguns pontos centrais nos quais pensar.

Avalie sua habilidade em idiomas estrangeiros

Ainda que promova muito conhecimento sobre um idioma, é importante ter em mente que o curso de Letras Espanhol ou Letras Inglês não é voltado para a aprendizagem direta da língua, como acontece em um curso de idiomas. De modo geral, é interessante que o aluno já consiga falar e ler textos em espanhol ou em inglês.

Isso porque as aulas estão focadas não no ensino do idioma em si, mas de especificidades da linguística e da literatura, assim como os aspectos da formação de professores de línguas. Ou seja, vale a pena avaliar como é sua habilidade no idioma para escolher entre os dois cursos.

Quem já tem fluência em uma das línguas pode considerar isso na hora de escolher entre elas. Mas não veja isso como uma limitação. É possível cursar a faculdade e, ao mesmo tempo, aprender o idioma de outras formas, adquirindo a fluência necessária para a profissão.

Considere o interesse pela cultura

Mais um ponto essencial na escolha entre Letras Espanhol ou Inglês é o seu interesse por diferentes culturas. Quem tem fascínio pela vida nos Estados Unidos ou na Inglaterra, assim como por outros países que falem inglês, provavelmente terá maior interesse no curso de Letras Inglês.

Já quem tem planos de conhecer países da língua espanhola ou até mesmo de fazer intercâmbio ou estágio em locais que falem o idioma, terá preferência pela faculdade de Letras Espanhol. Reflita sobre isso e lembre-se de que você não vai aprender apenas o idioma, mas conectar-se com culturas diversas.

Sem dúvida, a graduação de Letras tem muito a contribuir com a sua carreira, especialmente para quem sonha em viajar e em trabalhar em outros países. Escolha entre Letras Espanhol e Letras Inglês e não se esqueça de que é possível estudar com FIES na Bahia.

Na Unime, também temos outras opções de financiamento e bolsas para apoiar seus estudos! Entre em contato conosco e seja nosso aluno!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.