Para que serve o Prouni?

para que serve o prouni

Desconto nota do Enem

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa criada pelo Ministério da Educação (MEC) com o intuito de disponibilizar bolsas de estudos, tanto integrais quanto parciais, para os estudantes ingressarem em instituições de ensino particulares da educação superior.

Para participar do processo seletivo, o candidato deve atender aos critérios estipulados pelo edital do programa, comprovando que não tem condições de arcar com o custo total das mensalidades da faculdade. Assim, o programa viabiliza e facilita a inclusão educacional de uma parcela carente da população, atuando para melhorar a renda familiar e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho.

Continue acompanhando e entenda para que serve o Prouni e, ainda, como se inscrever para concorrer a uma bolsa de estudos. Confira a seguir!

Qual o objetivo do Prouni?

Criado em 2004 pelo MEC, o Prouni é uma opção para que estudantes de baixa renda consigam ingressar em uma instituição de ensino superior. O programa é voltado apenas para faculdades privadas, concedendo descontos parciais (50%) ou integrais (100%) sobre valor das mensalidades da graduação.

Isso porque não são todos os alunos que conseguem arcar com os custos mensais de forma regular. Por isso, o Prouni foi pensado para ampliar as chances de a população se qualificar e conquistar as melhores vagas de emprego do mercado de trabalho.

O processo seletivo do Prouni é totalmente informatizado, e um dos principais critérios utilizados para a pré-classificação dos candidatos é a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ideal é ter tirado no mínimo 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado a etapa da redação. Mas é importante lembrar que quanto maior a nota, maiores são as chances de conseguir uma vaga na rede particular.

A depender da faculdade, no entanto, pode ser exigido também um exame de seleção específico para determinados cursos. As avaliações geralmente são aplicadas pela própria instituição de ensino, que não pode cobrar taxas extras para os estudantes.

O Prouni ainda concede bolsa de estudos para graduações na modalidade a distância, ideal para os alunos que precisam de mais flexibilidade para estudar. Para saber como fazer a inscrição do Prouni, é preciso entrar no site do programa e verificar a quantidade de vagas para cada habilitação acadêmica.

Quem consegue a bolsa tem o prazo de duas vezes o período do curso para concluir os estudos e adquirir o diploma. Por exemplo, caso a graduação tenha duração de quatro anos, o candidato tem o limite de até oito anos para a conclusão.

Tour pela prova do Enem

Ao final do período de inscrição, o sistema do Prouni classifica os bolsistas de acordo com as opções e as notas obtidas no Enem. Os alunos, com isso, são pré-selecionados em apenas uma das alternativas de curso, seguindo a ordem de inscrição e o número de bolsas disponíveis.

Para quem ele é destinado?

Além de ter feito o Enem, o candidato também deverá comprovar que a renda familiar mensal, por pessoa, é de até um salário mínimo e meio para conseguir uma bolsa integral. A bolsa parcial exige renda de até três salários mínimos mensais, e o bolsista deve se enquadrar em pelo menos um dos requisitos estipulados pelo edital, que são:

  • ter finalizado o ensino médio em escola pública;
  • ter finalizado o ensino médio em escola privada, na condição de bolsista integral;
  • ter cursado o ensino médio em escola pública e privada, como bolsista integral na escola particular;
  • comprovar que é uma pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino e integrar o quadro pessoal permanente da instituição pública, sendo que as bolsas são exclusivamente para cursos de Licenciatura nesse caso.

O Prouni abre seleção para as bolsas de estudo duas vezes por ano, e a classificação é divulgada por meio de um e-mail informando da aprovação ou não para o programa. Para além de estudantes de baixa renda, o Prouni também reserva vagas para pessoas autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas, sendo que os cotistas têm a mesma obrigatoriedade de se enquadrar nos critérios do processo seletivo.

Quem não pode participar?

Pessoas que tenham curso superior ou foram alunos de escolas particulares não podem participar do programa. Do mesmo modo, quem não fez a última edição do Enem e comprova renda acima de três salários mínimos também não tem direito aos descontos do Prouni.

Mesmo assim, caso você queira cursar uma faculdade na Bahia, aqui na Unime, oferecemos opções exclusivas de bolsas de estudo e créditos estudantis, como a Bolsa Incentivo e o desconto pontualidade. Basta atender aos critérios estabelecidos pela Unime e comprovar que você tem dificuldades financeiras para arcar com o valor integral das mensalidades.

Como fazer para se inscrever no Prouni?

Para se inscrever e aproveitar todas as vantagens do Prouni, basta ficar atento à divulgação do edital, que pode ser acessado diretamente no site do programa, na aba “cronograma”.

Ao realizar a inscrição, o candidato deve optar, em ordem de preferência, por até duas alternativas de faculdade, curso e turno, de acordo com o seu perfil. Já os cotistas devem selecionar a concorrência por bolsas destinadas por políticas de ações afirmativas. Antes de definir a graduação, no entanto, é fundamental verificar a nota de corte de cada curso por modalidade de concorrência e checar se a sua nota é suficiente.

Todas as instituições inscritas no Prouni devem, obrigatoriamente, disponibilizar acesso gratuito à internet para os candidatos realizarem a inscrição. Os resultados são apresentados na página oficial do programa e, após essa etapa, deve-se apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas no momento da inscrição. A perda do prazo ou não comprovação da documentação implica, automaticamente, em reprovação e desclassificação.

Agora que você já sabe para que serve o Prouni e como concorrer a uma bolsa de estudos, certamente será muito mais simples realizar a sua inscrição, não é mesmo? Para isso, fique atento a cada detalhe do edital do programa e, também, em relação ao prazo para comparecer à faculdade e apresentar os documentos que comprovem os seus dados pessoais. Com isso, você poderá ingressar ainda este ano no ensino superior, contando com excelentes descontos!

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e saiba também como está o mercado de trabalho na Bahia!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados