Veja como o Sniffy auxilia os alunos de Psicologia

estudante de psicologia

A faculdade de Psicologia dura cerca de 5 anos, sendo um Bacharelado. Ao longo da graduação, o estudante aprende a analisar e a entender o indivíduo com o objetivo de ajudá-lo a solucionar problemas relacionados ao comportamento. Além da teoria, o estudo é feito por aulas práticas experimentais — que, muitas vezes, envolvem soluções tecnológicas para auxiliar os estudantes.

A seguir, vamos apresentar uma das tecnologias que mais vêm sido usadas durante a análise de comportamento nos cursos de Psicologia: o Sniffy Pro. Já ouviu falar? Saiba tudo sobre ele neste artigo!

O que é o Sniffy?

Acompanhado por um manual de laboratório, Sniffy Pro, o Rato Virtual, é um programa de computador que serve como material didático para os estudantes durante a introdução de Análise Experimental do Comportamento. A tecnologia simula, de forma realista, um rato em uma caixa Skinner, oferecendo a experiência de um laboratório virtual durante a graduação.

Como o Sniffy ajuda os estudantes de Psicologia?

O conteúdo de Análise Experimental do Comportamento é indispensável no currículo da faculdade de Psicologia, já que ele dá a oportunidade de os estudantes analisarem e controlarem o comportamento do objeto de estudo.

Até então, as faculdades utilizavam a famosa caixa de Skinner — uma caixa com peso de metal com bebedouro, dispensador de alimentos e alavanca — a fim de colocarem ratos para fazer determinados exercícios. A ideia desse experimento é observar o comportamento animal, fazendo uma analogia com o comportamento humano.

Por usar organismos vivos, atualmente, muitos profissionais questionam se esse é o método mais apropriado para ensinar os alunos da graduação de Psicologia e preferem escolher outras opções, como o Sniffy Pro.

Além de permitir a análise experimental, o software possibilita que os estudantes levem o Rato Virtual para qualquer lugar em seus dispositivos eletrônicos, podendo estudar fora do laboratório.

Além disso, por não envolver um organismo vivo, outra vantagem muito levantada pelos profissionais é a possibilidade de utilizar punições no objeto de estudo durante o experimento — algo proibido pelos comitês de ética, por se tratar de animais.

Como pode ver, o Sniffy Pro já tem um forte papel nos cursos de Psicologia por permitir a análise comportamental.

Embora o software não substitua os ratos de laboratório em pesquisas — já que o Rato Virtual não demostra saciação e aprende muito mais rápido do que o animal real, o que poderia afetar os resultados do experimento —, ele é uma alternativa funcional para o estudo introdutório da Análise Experimental do Comportamento durante a graduação e formação do psicólogo.

O software possibilita que até mesmo aqueles alunos que não tenham acesso contínuo aos laboratórios de Psicologia consigam ter um ensino de qualidade. Além disso, os alunos aproveitam ao máximo a ciência experimental na preparação aos estágios de Psicologia e ao mercado de trabalho.

Onde estudar Psicologia?

Um dos fatores mais importantes na hora de escolher uma faculdade é verificar se ela investe em tecnologias, como o Sniffy, que auxiliam o estudo do aluno.

Aqui na Unime, oferecemos o curso de Psicologia na Bahia, com unidades em Lauro de Freitas, Salvador e Itabuna, e apostamos constantemente em soluções tecnológicas para melhorar a qualidade de ensino e preparar o estudante ao mercado de trabalho. Em nossos laboratórios especializados, os estudantes têm a oportunidade de aprender na prática a utilizar o Sniffy.

Isso sem contar o corpo docente qualificado e as facilidades para obter um primeiro estágio ou emprego, como a plataforma de vagas exclusiva de nossos alunos, o Canal Conecta.

O programa de computador Sniffy Pro é uma ferramenta essencial para auxiliar os estudantes de Psicologia durante a análise comportamental. A tecnologia oferece diferentes vantagens para os alunos e a instituição; por isso, deve ser uma alternativa presente no currículo do curso de Psicologia.

Viu como o Sniffy pode ser útil para os alunos de Psicologia? Se você está pensando em fazer o curso, não deixe de se inscrever no vestibular da Unime!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content