Por que a culinária da Bahia atrai tantos turistas?

culinária da bahia

A culinária da Bahia é uma mistura de cores e de sabores. As influências africanas, indígenas e portuguesas uniram rusticidade e requinte, trazendo satisfação para diferentes paladares. Tudo isso ajudou a criar um cardápio famoso, que satisfaz todos os gostos, atraindo turistas de todo o canto.

Neste artigo, você conhecerá alguns bons motivos que fazem a culinária baiana ser tão especial! Continue a leitura e descubra os segredos dos pratos que atraem tantas pessoas apaixonadas pela boa gastronomia! Quem sabe você não se anima para fazer as malas e se mudar para a Bahia?

Qualidade dos alimentos da região

Azeite de dendê, leite de coco, gengibre, pimenta… Eles são alguns dos elementos mais usados nos pratos tipicamente baianos. Junto à agricultura da região, tipicamente formada por cultivares de coco, feijão, mandioca, cacau, milho e cana-de-açúcar, eles ajudam na criação de pratos únicos.

A qualidade dos alimentos da região é ótima, justamente pelo clima favorecer o crescimento e o desenvolvimento das plantas.

Peculiaridade dos temperos

Quando se fala em tempero, a gastronomia baiana dá show. Cominho em pó, açafrão-da-terra, pimenta-malagueta, coentro em pó e gengibre em pó são apenas alguns dos exemplos que mais encontramos nos pratos típicos do estado. A mistura deles ou seu uso individual fica ótimo em moquecas, vatapá, acarajé, feijão, cuscuz e farofas.

A peculiaridade desses temperos é o que permite o aprimoramento dos pratos preparados. Além de serem ótimos para a saúde, quando usados na quantidade correta, ativam os benefícios de outros ingredientes utilizados nas receitas da gastronomia baiana, conferindo um sabor único às refeições.

Baixo custo dos pratos típicos

Outro atrativo para os turistas em relação aos pratos típicos da Bahia é com relação ao baixo custo dos pratos. Muitas receitas levam ingredientes produzidos no próprio estado, o que proporciona maior qualidade e também menor preço a quem produz as iguarias, permitindo passar o baixo custo ao consumidor final.

Além da variedade de opções, a Bahia tem forte apelo à cozinha familiar e tradicional. Assim, turistas e locais podem se deliciar com a gastronomia local.

Diversidade

Outro segredo que torna a Bahia um expoente na culinária nacional é a variedade de pratos. Um dos seus fortes e que mostra a variabilidade desses pratos são os pratos feitos com frutos do mar. Da moqueca ao acarajé, a gastronomia local oferece diferentes opções ao turista.

Para aqueles que preferem algo mais leve, temos as típicas tapiocas, que são vendidas em barracas pelas ruas e com diferentes recheios. Literalmente, um prato cheio para aqueles que querem curtir o passeio e ainda saborear as delícias baianas.

Preservação cultural

A Bahia tem lugares que estão entre as melhores cidades para morar no Nordeste. Muito disso deve-se à preservação da cultura e das tradições, o que se reflete na culinária. Existem exemplos claros disso até mesmo na religião.

A preparação de pratos de origem africana, quando feitos de maneira mais simples, sem aquele tempero mais forte típico, está ligada aos terreiros de candomblé, sendo produzida como oferenda aos orixás. Quando preparados fora do terreiro, esses mesmos pratos são mais carregados no tempero.

Outro exemplo é o abarém, um bolinho de arroz ou milho servido como acompanhamento ou mesmo sobremesa, apesar de não ser doce. Ele também tem origem africana, e é tradicionalmente servido como oferenda em rituais do candomblé. Enfim, são maneiras diferentes de preservação da memória e das tradições de povos que fizeram parte da construção do estado.

Prêmios recebidos por restaurantes diversos

Restaurantes premiados são outro atrativo turístico. Na Bahia, temos exemplos de vários estabelecimentos que já receberam prêmios pela gastronomia diferenciada, sendo reconhecidos inclusive em nível internacional.

Profissionalização dos chefs da região

A Bahia tem renome no cenário brasileiro quando falamos de Gastronomia. O Festival de Cultura e Gastronomia realizado em Salvador revela talentos ano após ano e traz grandes nomes do cenário local. Mas esse é apenas um dos elementos que revelam o dom local.

A profissionalização cada vez maior dos chefs ajuda a recriar alguns pratos tradicionais e a difundir a gastronomia baiana pelo mundo. Isso tudo por conta da faculdade de Gastronomia, um curso cada vez mais popular. É uma das graduações fornecidas pela Unime na região metropolitana, em Lauro de Freitas. Confira mais detalhes a seguir!

Curso de Gastronomia

O curso de Gastronomia da Unime em Lauro de Freitas tem por objetivo oferecer uma formação completa e ressaltar habilidades culinários dos profissionais que trabalharão na cozinha, desempenhando funções fundamentais na área. São quatro semestres de conhecimento prático e teórico sobre o tema em uma graduação tecnológica.

No curso, você aprenderá técnicas de preparação de refeições e desenvolvimento de produtos alimentícios dos mais diversos tipos, mas também a administração de empresas no ramo. Trata-se de uma opção interessante para aqueles que desejam ter o próprio restaurante.

Além disso, existem outros bons motivos para fazer faculdade de Gastronomia, entre as quais estão as disciplinas que contemplam:

  • fundamentos jurídicos e gestão;
  • aulas de confeitaria;
  • cozinha brasileira e internacional;
  • panificação;
  • tecnologia alimentar, entre outros.

Consequentemente, o profissional adquire dinamicidade para criar pratos e recriar receitas típicas da Bahia, conferindo um toque diferenciado ao tradicional. Outra vantagem bacana e exclusiva dos alunos da Unime é o acesso ao Canal Conecta, plataforma exclusiva de vagas de emprego e estágio. É a ponte de que você precisava para conseguir aquela oportunidade e iniciar sua carreira gastronômica na região.

Como você pode ver, a culinária da Bahia é um capítulo à parte quando se trata de atrair turistas. De fato, o estado tem uma forte cultura gastronômica, o que atrai não só pessoas do Brasil como de todo o mundo, que ficam encantadas com os preparos e a origem dos pratos.

Diante desse mercado, se você gosta de cozinhar e já pensou em seguir profissão na área, deve ter ficado interessado em cursar Gastronomia, não é verdade? De fato, o curso tem muito a acrescentar e ajuda você a ter mais possibilidades de atuação no mercado de culinária na Bahia.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia o nosso artigo sobre a faculdade de Gastronomia na Bahia e conheça mais motivos para realizar o curso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.