Educação Física na Bahia: por que é um mercado em alta?

educador física na bahia

A quantidade de academias e de pessoas em busca de uma vida saudável está crescendo a cada dia. De acordo com o IHRSA Global Report 2015 (International Health, Racquet & Sportsclub Association), o Brasil é o segundo país com mais academias por habitante no mundo, mostrando que o mercado ainda tem uma alta demanda por profissionais de Educação Física.

O trabalho do educador físico consiste em guiar e acompanhar os alunos durante a prática de exercícios físicos, seja para fins estéticos, seja para fins profissionais. A Bahia é um estado que vem oferecendo cada vez mais oportunidades para que esses profissionais tenham uma carreira de sucesso, bem como sua capital, Salvador, uma ótima cidade para fazer graduação.

Pensando nisso, a seguir, vamos mostrar por que vale a pena cursar faculdade de Educação Física na Bahia, seja Licenciatura ou Bacharelado.

Se você tiver interesse em prestar vestibular para essa área em Salvador ou região, não deixe de acompanhar!

Busca por estilo de vida saudável

Apesar da quantidade de pessoas acima do peso no país — cerca de 55,7% da população, segundo dados do Ministério da Saúde —, cada vez mais os brasileiros estão buscando por hábitos saudáveis. De 2009 a 2018, a prática de exercícios físicos cresceu cerca de 25,7%.

Graças à mudança de hábito, a demanda por profissionais em estados populosos, como a Bahia, também aumentou consideravelmente, tornando o mercado de trabalho mais atrativo a educadores físicos.

Para encontrar vagas no estado com mais facilidade, uma boa dica é conferir nos portais de empregabilidade oferecidos pela sua faculdade. Aqui na Unime, nossos alunos contam com o exclusivo Canal Conecta.

Maior preocupação com estética

Além de dar mais importância à saúde e ao bem-estar, a população também passou a ficar mais preocupada com estética, aumentando a procura por profissionais de academias e até mesmo personal trainer.

Por mais que muitas pessoas insistam em treinar sozinhas em casa, a presença de um educador físico é crucial para alcançar um resultado mais rápido e ainda evitar lesões sérias.

Por isso, se você está pensando em fazer faculdade de Educação Física, mas tem medo de não conseguir uma oportunidade, não se preocupe: o educador físico ainda tem bastante espaço no mercado.

Diversas áreas de atuação

É importante entender que as áreas de atuação podem variar ao escolher entre Bacharelado e Licenciatura. Educadores físicos que se formam como bacharéis não podem lecionar no ensino básico, por exemplo. Caso se interesse por educação, saiba que há, com certa frequência, concursos para a Secretaria de Educação da Bahia com vagas para professores de Educação Física.

Porém, diferentemente do que muitos pensam, a carreira em Educação Física vai além das academias e das escolas.

Veja as principais áreas de atuação para um formado na área:

  • Esportes;
  • Pesquisa;
  • Competições Esportivas;
  • Reabilitação;
  • Academias;
  • Ensino.

Trabalho preventivo

Por ser uma prática ligada ao estilo de vida saudável, o educador físico também tem um papel importante na medicina preventiva.

A atividade física é essencial para o condicionamento físico da população e o combate à obesidade — que, com o passar do tempo, pode causar hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes.

Então, sempre há espaço para a parceria entre profissionais da saúde e educadores físicos na busca de uma vida mais saudável à população.

Como pode ver, cursar Educação Física na Bahia é uma oportunidade de aproveitar o mercado em expansão. Nós, da Unime, somos uma das principais faculdades do estado e oferecemos o curso nas unidades Lauro de Freitas, Salvador e Itabuna. Além disso, para quem gosta de flexibilidade, também é possível optar pela modalidade de EAD.

Agora que você entendeu os motivos para cursar Educação Física na Bahia, não perca tempo. Inscreva-se no vestibular da Unime!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content