Estética e Cosmética: conheça a grade curricular do curso

O esteticista tem o papel de garantir o bem-estar e a beleza das pessoas por meio de tratamentos e procedimentos estéticos. Atualmente, a área de Estética e Cosmética é uma das que mais crescem no Brasil, aumentando cada vez mais as oportunidades de trabalho.

Para seguir na carreira, o estudante deve escolher entre duas modalidades do curso: Bacharelado ou Tecnólogo. Apesar de os conteúdos das duas formações serem praticamente os mesmos, o Tecnólogo é mais focado na parte prática do trabalho do esteticista.

Além disso, o Bacharelado dura cerca de 4 anos, enquanto o Tecnólogo, 3 anos. Independentemente da modalidade, o aluno deve realizar estágios e entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para se formar.

Agora que você aprendeu como é o curso de Estética e Cosmética, vamos conferir a grade curricular. Acompanhe!

Microbiologia básica

A microbiologia é uma área da biologia aplicada que estuda microrganismos, como vírus, fungos e bactérias, e suas relações com outros seres vivos.

Essa disciplina é fundamental no curso de Estética e Cosmética, já que a área lida diretamente com a pele — local que serve de reservatório de diversos germes. Sem os cuidados necessários, sempre há chance de os microrganismos causarem uma série de riscos à saúde da pele do indivíduo. Sendo assim, essa é uma matéria de extrema importância para os estudantes da área.

Biossegurança

Para evitar possíveis efeitos danosos de microrganismos, ou até mesmo outros tipos de acidentes no ambiente de trabalho, o esteticista precisa ter conhecimento de biossegurança.

Essa matéria apresenta todas as metodologias e equipamentos necessários para garantir a saúde dos clientes e dos funcionários envolvidos no trabalho do profissional, tais como: higiene pessoal e no ambiente, equipamentos individuais esterilizados, entre outros.

Primeiros socorros

Assim como a biossegurança, a disciplina de primeiros socorros é crucial para garantir a saúde e o bem-estar dos envolvidos. Em caso de desmaio, asfixia, hemorragia, choque elétrico ou parada cardiorrespiratório durante algum tratamento estético, o profissional deve estar apto para socorrer a vítima no mesmo momento.

Cosmetologia estética e aplicada

A disciplina de cosmetologia estética e aplicada aborda conhecimentos básicos sobre cosméticos e cosmecêuticos — junção entre cosméticos e produtos farmacêuticos — para melhorar a saúde da pele. Essa é uma matéria muito popular entre os estudantes do curso de Estética e Cosmética, porque eles aprendem a diferenciar e indicar produtos de acordo com o tipo da pele.

Técnicas de massagem

Ao longo do curso, os alunos também aprendem técnicas de massagem aplicadas à área de estética. A disciplina aborda tanto a parte teórica, conhecendo os efeitos de cada tipo de massagem, quanto a prática da massoterapia. O objetivo é preparar os estudantes para aplicar manobras faciais e corporais de massagem, visando o conforto e o bem-estar das pessoas.

Bioética

Bioética é um estudo que analisa as condições necessárias para administrar a vida humana, ambiental e animal de forma responsável. No contexto da estética, a disciplina aborda questões éticas envolvendo procedimentos médicos e biomédicos com as quais provavelmente o profissional terá que lidar ao longo da carreira.

Apesar de as disciplinas variarem dependendo da instituição, essas são as matérias mais comuns da grade curricular de Estética e Cosmética. Sendo assim, não deixe de analisar com cuidado a faculdade escolhida para verificar se ela tem uma grade completa e atualizada, de acordo com o mercado.

Aqui na Unime, oferecemos o curso de Estética e Cosmética nas unidades Salvador e Lauro de Freitas. Além da grade curricular focada nas tendências de mercado, o estudante tem a oportunidade de escolher entre as modalidades de ensino presencial e semipresencial, para garantir o aprendizado completo dentro da realidade da sua rotina.

Ficou interessado em estudar e construir uma carreira em Estética e Cosmética? Então, inscreva-se no nosso vestibular!