Saiba como se preparar para o vestibular em Lauro de Freitas

vestibular unime lauro de freitas

Ser um vestibulando não é uma tarefa fácil, mas não existe sensação melhor do que conferir o seu nome na lista de aprovados de uma faculdade que preza pelos mesmos valores que você, concorda? Para alcançar esse objetivo é fundamental se planejar, manter uma rotina organizada e ter força de vontade. Além disso, garantir a saúde física e emocional em dia faz toda a diferença para ter um bom desempenho.

Neste artigo, falaremos sobre como é possível se preparar para o vestibular, especialmente se você quer uma vaga nas faculdades da cidade de Lauro de Freitas. Saiba se é melhor se preparar para o vestibular Lauro de Freitas em casa ou fazer cursinho, entenda como se organizar e criar uma rotina, além de identificar a importância de ter um tempo livre. Confira!

Decida se fará cursinho ou se estudará por conta própria

Estudar por conta própria para fazer uma prova, seja ela algum vestibular ou Enem, parece bastante difícil, não é mesmo? Afinal, é natural que surjam distrações de todo tipo para atrapalhar o rendimento do estudante. No entanto, com algumas dicas é possível ter sucesso nessa missão.

O primeiro passo é definir o melhor local para o estudo. Ele precisa ser silencioso, bem iluminado e confortável, ou seja, contar com cadeira ergonômica e mesa de altura adequada. Afinal, se isso não for possível em casa, é preciso que o estudante tenha acesso a uma biblioteca ou outro local com a mesma finalidade.

O cursinho é indicado para pessoas que gostam da rotina e preferem assistir às aulas. Além disso, ele pode ser interessante no início da jornada do vestibulando, visto que o curso geralmente oferece apostilas e outros materiais que são importantes no aprendizado. Nesse caso, não existe uma forma melhor de estudar, mas sim aquela que se adéqua e encaixa melhor na sua rotina e realidade.

Saiba as datas dos vestibulares em Lauro de Freitas

É fundamental descobrir as datas dos vestibulares de Lauro de Freitas e se organizar para cada prova. Afinal, os editais podem ser diferentes, tanto em relação ao conteúdo como à forma de aplicação da prova (1 ou 2 etapas). Para tanto, uma busca na internet e nos sites das principais faculdades pode resolver a dúvida.

Para não perder nenhuma data, pode-se criar um planejamento mensal, em formato de calendário. Atualmente, existem bons planners que podem ser comprados e até impressos para essa finalidade. Informações como data, horário e o local da prova devem ser anotados corretamente em uma agenda, seja ela virtual ou física.

Além disso, é interessante já imprimir o material necessário para as provas — como os cartões de confirmação — e guardá-los em uma pasta assim que as inscrições forem feitas.

Prepare-se também para o Enem

O Enem, além de ser a porta de entrada para as faculdades federais, a nota do Enem também é usada como processo seletivo para algumas faculdades particulares. Dessa forma, se preparar para realizá-lo é muito importante.

Como essa é uma prova extensa e com diversos conteúdos é indicado fazer simulados com o tempo correto de prova, para que o limite de horário não seja ultrapassado. Uma boa nota de redação fará diferença na nota de qualquer candidato e, por isso, esse é outro ponto que deve ser treinado pelo estudante.

Escrever não é uma tarefa fácil, mas ela se torna mais simples quando a pessoa está habituada. Sendo assim, foque nos temas mais relevantes e atuais, com maior possibilidade de serem abordados no exame, e os escreva.

Faça simulados e provas dos anos anteriores

Cada prova de vestibular tem o seu próprio estilo. Estar habituado ao tipo de questões e à forma de cobrança é uma ótima estratégia para ter um desempenho satisfatório na prova. Sendo assim, selecione as faculdades de Lauro de Freitas em que você pretende prestar vestibular na Bahia e procure provas anteriores para treinar.

Uma dica legal é conferir o Trilha do Enem. O site oferece várias opções de simulados e materiais de estudos personalizados, ajudando-o a guiar seu preparo e deixando-o mais confiante para o grande dia. Não deixe de dar uma olhada!

Mantenha uma rotina de estudos

Manter uma rotina é imprescindível para que o organismo esteja apto para estudar. Afinal, se alimentar, dormir e estudar sempre em horários diferentes será um empecilho para a ambientação do corpo e da mente. Isso porque é necessário otimizar o tempo para não ter uma rotina sobrecarregada ou improdutiva.

Sendo assim, faça um cronograma de horários, separando o tempo ideal para cada matéria. Não é indicado tentar estudar muitos conteúdos em um mesmo dia, pois isso pode confundi-lo. Estudar o que se gosta é sempre mais fácil, então, mescle matérias nas quais tem mais dificuldade com outras mais leves no mesmo dia. Separar conteúdos relevantes, ou seja, que tem maior incidência no vestibular, é uma boa estratégia para começar.

É importante ter em mente que os momentos de descanso são importantes para que o cérebro grave as informações de maneira eficiente — afinal, dormir bem melhora o desempenho do cérebro. Mas isso não significa que você deve exagerar nos cochilos, combinado? Equilibrar o tempo dedicado aos estudos e os momentos de descanso com uma alimentação equilibrada garante maior eficácia no aprendizado.

Respeite os seus limites

Mesmo que o aluno trace uma rotina organizada e a mantenha é preciso se conscientizar de que o seu mundo não deve se resumir aos estudos. Ter um tempo de lazer, encontrar a família e os amigos, além de praticar atividades físicas é fundamental para manter a saúde mental em dia. Tudo isso colabora para que você não tenha um pico de exaustão no dia do vestibular.

A dica é definir um dia off de estudos, ou seja, garantir um momento para realizar aquilo que gosta e que traz felicidade para você. Isso não significa perder tempo, e sim dar à mente um momento de pausa para relaxar e fugir da pressão imposta por essa fase.

Além disso, ver programas na televisão, ler revistas interessantes, ir ao cinema e até mesmo almoçar com os amigos é uma boa forma de aumentar o repertório. Assim, você consegue se atualizar sobre o que acontece no mundo e continuar se preparando para uma próxima semana de estudos!

E então, entendeu como é possível passar no vestibular Lauro de Freitas? Então, não deixe de entrar em contato com a Unime e conheça tudo o que podemos oferecer para que você tenha um futuro de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

banner calculadora de desconto na unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content