5 dicas para conciliar os cuidados com a família e a faculdade

mulher conciliando faculdade e família

Conciliar os cuidados com a família e a faculdade é realidade para muitas mulheres. Mas a verdade é que a jornada se torna mais atribulada quando é preciso estudar e ser mãe, não é mesmo? Por isso, neste post, vamos dar dicas para que a maternidade na faculdade não seja uma fonte extra de estresse.

Há alguns cuidados que devem ser tomados para vivenciar a experiência da faculdade na Bahia sem prejudicar a vida familiar:

  • planeje seus horários;
  • crie um plano de estudos;
  • estabeleça metas;
  • peça ajuda aos familiares;
  • defina suas prioridades com clareza.

Confira mais detalhes destas 5 dicas para conciliar os cuidados com a família e a faculdade!

1. Planeje seus horários

Com a valorização da mulher no mercado de trabalho, é cada vez maior o número de mães que exercem múltiplos papéis: além de cuidar dos pequenos, estudam e, muitas vezes, trabalham. Nesse cenário, é preciso tornar o planejamento o maior aliado.

Por isso, não deixe de estipular bem os seus horários para dar conta de tudo sem problemas. Use uma agenda a seu favor e separe as horas em que tem aula e os momentos livres para ficar com a família. Não deixe de prever, no seu planejamento, horários para possíveis deslocamentos e, também, para o lazer.

2. Crie um plano de estudos

Ser mãe na faculdade sem dúvidas exige dedicação e organização. Nesse sentido, investir na criação de um plano de estudos ajuda a se manter em dia com os conteúdos que devem ser revisados e a garantir que não deixou nada de fora.

É claro que há dias que a vida familiar exige mais. Por isso, ter um plano a seguir ajuda a distribuir os horários dedicados a cada matéria de acordo com as suas possibilidades.

3. Estabeleça metas

Para conciliar estudos e filhos é importante, ainda, estabelecer metas. Isso ajuda a manter o foco em objetivos maiores, sejam de curto, médio ou longo prazo.

Cada objetivo que tiver, como se formar na faculdade em dois anos, pode ser dividido em pequenas metas, como concluir determinada matéria em x tempo.

Além de estabelecer objetivos e metas, é importante acompanhá-los regularmente. Dessa forma, você garante que suas ações presentes estão alinhadas com o que deseja para o futuro.

4. Peça ajuda aos familiares

Outra dica para quem é mãe na faculdade é não deixar de pedir ajuda aos familiares. Em determinados momentos, é natural que você tenha que se dedicar mais aos estudos, seja por conta de um projeto, seja devido a um período de provas.

Nesses períodos, acione sua rede de apoio e veja com quem pode contar para que possa se dedicar mais ao seu curso.

5. Defina suas prioridades com clareza

Por fim, é importante ter suas prioridades definidas com clareza. Esse cuidado ajuda na tomada de decisões e torna o dia a dia muito mais fácil.

Quem tem filhos pequenos, por exemplo, pode considerar que ficar com eles por mais tempo é prioridade e, por isso, opta por fazer a faculdade a distância. Aqui na Unime, trabalhamos com as modalidades de ensino presencial e a distância (100% online ou semipresencial) sempre buscando oferecer flexibilidade para nossos alunos, além de outras facilidades para quem tem uma rotina mais cheia, como o vestibular online.

Siga nossas dicas e você verá que, com planejamento e dedicação, é possível conciliar família e faculdade com qualidade e realizar o seu sonho de cursar o ensino superior.

Gostou deste conteúdo sobre como conciliar os cuidados com a família com a maternidade? Então, aumente seu alcance compartilhando-o nas suas redes sociais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.