Afinal, vale a pena morar em Lauro de Freitas?

vale a pena morar em lauro de freitas

Você é daquelas pessoas que nunca se imaginou morando em outra cidade, mas, de repente, percebe que precisa mudar de ares, sair da zona de conforto, redescobrir-se, ir morar na Bahia e fazer um curso na melhor faculdade em Lauro de Freitas?

Pois, acredite, essa é a história de muitos alunos que chegam aqui na Unime. É claro que alguns deles fazem o Enem em Lauro de Freitas e já são da região, porém, no geral, nos orgulhamos por receber tantos alunos de outras cidades.

E sabe por que é tão interessante? Simples: o curso de graduação é o que atrai boa parte dessa turma, mas, com o tempo, percebemos que eles também se rendem à beleza e à facilidade que é morar em Lauro de Freitas.

A cidade oferece muitas oportunidades, infraestrutura e uma vibração única que favorecem, sem dúvidas, os anos acadêmicos. Afinal, eles precisam de dedicação e foco total, não é mesmo?

Como instituição acadêmica, porém, não podemos fundamentar a resposta para a pergunta deste post apenas com opiniões. Então, vamos aos fatos!

Reunimos aqui todos os questionamentos que você precisa fazer ao avaliar a possibilidade de mudar-se para outra cidade e respondemos a todos nos seguintes tópicos:

Onde fica Lauro de Freitas?

Vamos relembrar as aulas de geografia para responder a essa pergunta. A cidade fica na região metropolitana de Salvador, ao norte do estado baiano. Segundo os dados do IBGE, a população de Lauro de Freitas é estimada em 198.440 pessoas.

Outras informações importantes, ainda de acordo com o IBGE, são:

  • área territorial de 57.664 km²;
  • PIB per capita de R$ 31.809,31;
  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,754;
  • tornou-se município em 31 de julho de 1962 e, 11 anos depois, foi integrada à região metropolitana de Salvador.

A maior parte da população da cidade é jovem, entre 20 e 39 anos, e economicamente ativa. Isso faz com que o mercado profissional e as oportunidades estejam em constante crescimento.

Situada a dez metros de altitude, a cidade dos lauro-freitenses tem o clima tropical, com verões mais secos do que o inverno. Ao longo do ano, os termômetros marcam temperaturas entre 21°C e 32°C, e as precipitações concentram-se nos meses de março até junho.

Segundo os dados publicados no Weather Spark, o clima da cidade, em geral, é úmido, e venta agradavelmente em pelo menos oito meses do ano. Além disso, a temperatura do mar tem uma variação pequena, entre 25 °C e 28 °C graus.

Uma combinação perfeita para atividades marítimas, não é mesmo? Então, para quem é fã de esportes náuticos, ou quer praticar algum deles, Lauro de Freitas tem o clima ideal.

Quais as principais características da cidade?

Com essas informações sobre clima, geografia e qualidade de vida, já é possível entender como é visitar ou morar na cidade, e até os potenciais para lazer e para emprego que ela oferece. Mas como esses números são convertidos em informações práticas de uma rotina de morador? Separamos algumas características de Lauro de Freitas para ilustrar.

Proximidade com a capital

Lauro de Freitas é um município muito próximo à capital da Bahia, Salvador, e também é considerado a porta de entrada para o litoral norte brasileiro. Sua localidade privilegiada é atendida pela BA-099 ecológica, mais conhecida como Estrada do Coco, até a altura de Camaçari e seguindo como Linha Verde até a divisa com Sergipe.

A estrada é terceirizada e muito bem cuidada, o que garante uma rápida viagem de aproximadamente 35 minutos até Salvador. Porém, se a infraestrutura de Lauro de Freitas já é tão boa, qual a vantagem de morar próximo à capital?

Podemos citar questões simples, como o impacto nos preços de produtos que chegam mais facilmente à cidade e os efeitos colaterais na economia, que acabam fomentando o comércio local. Em outras palavras, a proximidade gera mais negócios e deixa os itens de consumo mais baratos.

Boas praias e cultura rica da região

Sabia que a Estrada do Coco é um roteiro para conhecer praias lindas? Por ela é possível conhecer Arembepe, Guarajuba, Itacimirim, Jacuípe e a badalada Praia do Forte.

Praias de mar calmo, vilas, rios, lagoas, mata nativa repleta de pontos turísticos e, claro, uma costa de coqueiros que inspira o nome mais conhecido da BA-099, Estrada do Coco.

Além da água quente e tranquila, prepare-se para conhecer aldeias hippies com artesanatos incríveis, comer frutos do mar frescos deliciosos e, quem sabe, hospedar-se um final de semana nos resorts de luxo da região, não é mesmo?

É bom lembrar que a região no entorno de Salvador tem muita história, bem como construções e outros atrativos culturais que ajudam a contar o desenvolvimento do Brasil, como é o caso do Castelo Garcia D’Ávila. Ele foi construído em 1551 na Praia do Forte, foi tombado pelo Iphan e é considerado a primeira edificação portuguesa de arquitetura residencial.

Gestão focada na proteção do meio ambiente

A região tem importantes projetos ambientes, como é o caso do Tamar, para a proteção de tartarugas marinhas, e o Instituto Baleia Jubarte. Eles atuam por toda a costa da Estrada do Coco, inclusive em Lauro de Freitas.

A própria BA-099, aliás, é considerada uma estrada ecológica, por zelar pela minimização do impacto de sua construção à fauna, à flora e às comunidades locais.

Lauro de Freitas, como o restante de sua região, também tem preocupação com o meio ambiente, sendo considerada uma referência na gestão ambiental durante o II Fórum Brasil de Gestão Ambiental, realizado em 2019, em São Paulo, conforme reportagem de agosto daquele ano, no site do governo da Bahia.

Entre um de seus acertos está a revitalização do rio Sapato com o uso de uma tecnologia japonesa de micro-organismos que, uma vez aplicados, combatem os agentes nocivos. O resultado foi muito rápido, identificando o reaparecimento de elementos da fauna e de flora local.

A cidade tem uma política de indústrias limpas, que estimula as empresas a desenvolverem processos internos com menores impactos ao meio ambiente e à comunidade local.

Além disso, o polo industrial está repleto de negócios que usam o respeito à natureza como um de seus diferenciais. Em uma rápida pesquisa, é possível ver indústrias locais que produzem de forma ecológica telhas, bolsas, fraldas etc.

População jovem

Ter uma população jovem tem um significado importante para uma cidade, afinal de contas, são aqueles que majoritariamente movimentam a economia e têm potencial de contribuição para o desenvolvimento social.

Isso também molda o perfil do comércio e as políticas da cidade, com o aumento da oferta de produtos e de serviços que atraem e atendem esse público. Restaurantes, bares, lojas de roupa, academias e até os supermercados personalizam seus mix de ofertas para conquistar esse público.

Vale lembrar que soluções de mobilidade e de comodidade também estão disponíveis na cidade. Sim, Uber, iFood e outros aplicativos que facilitam a rotina estão disponíveis em Lauro de Freitas.

Além disso, as principais operadoras de internet oferecem ampla cobertura na cidade por meio de wireless de alta velocidade e fibra ótica. A cidade tem restaurantes veganos e fast-foods, opções de ecoturismo e um shopping que será aberto no primeiro semestre de 2020 com 204 lojas.

O entretenimento e a infraestrutura, portanto, estão prontos para atender às necessidades e aos hábitos dos mais novos, além, é claro, dessa vibração proporcionar novas amizades e relacionamentos.

Boas opções de moradia

As obras de saneamento básico em Lauro de Freitas continuam avançando. Segundo dados da prefeitura, em 2007, apenas 5% da população era atendida satisfatoriamente pela rede de distribuição e tratamento de água, mas, após um projeto complexo e em progresso, em 2019, o serviço já alcançava 80% dos moradores.

Ele envolve o tratamento de rios, melhorias nos sistemas de esgoto e outras medidas para otimização contínua por 20 anos, ou seja, está em franco desenvolvimento.

Além disso, a prefeitura segue um Plano de Bairros que determina o uso e os direcionamentos de ocupação de solo. Ele é regularmente revisado junto aos lauro-freitenses e, resumidamente, garante a regularização de propriedades, a identificação das necessidades de cada área e o crescimento planejado de ruas e de bairros da cidade.

Para quem mora ou deseja se mudar para Lauro de Freitas, isso é a garantia de que os bairros terão a infraestrutura básica para atendê-los, de que conseguirão se locomover com facilidade na cidade e de que seu crescimento será ordenado. Assim, evitam-se aglomerações irregulares e outras situações que trazem impactos sociais e econômicos à cidade.

Fizemos um levantamento de alguns bairros de Lauro de Freitas com os quais você pode se identificar. Mas, antes, vamos condensar os benefícios que todas essas características da cidade trazem ao morador.

Quais os benefícios de ser um morador da cidade?

Então, como todas essas características físicas e administrativas trazem benefícios para você que está cogitando se mudar para Lauro de Freitas? Dividimos essa resposta em três grandes tópicos.

Oportunidades de ensino

Um dos fatores que determinam o potencial de crescimento de uma cidade é, sem dúvidas, o investimento na educação básica, profissionalizante e superior.

Nesse sentido, a política municipal é atuante, criando programas para superar indicadores da educação em níveis nacionais e também oferecendo novos caminhos e debates para que o aprendizado caminhe junto ao crescimento da cidade. Programas para jovens empreendedores são um bom exemplo.

A União Metropolitana de Educação e Cultura (Faculdade Unime) faz parte, desde 2000, desse universo educacional de Lauro de Freitas, com modalidades de ensino presencial e a distância nas áreas de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas.

Além dos incentivos e das ofertas de educação na cidade, sua economia e características locais proporcionam uma relação mais enriquecedora com os cursos.

Alunos da graduação em Ciências Biológicas, por exemplo, podem se relacionar mais intimamente com os projetos de educação e de preservação do meio ambiente, como o Tamar. Para o currículo de um profissional, essa experiência é única e de grande valor como diferencial no mercado.

A mesma lógica vale para graduandos em Engenharia de Controle e Automação. O polo industrial da cidade, como já mencionado, tem um grande foco na sustentabilidade e na ecologia, e essa é uma tendência mundial. Ou seja, aprender e ver exemplos práticos de métodos e de ferramentas que diminuem o impacto ambiental é uma das melhores formas para internalizar o conhecimento.

Oportunidades para fazer negócios

Lauro de Freitas é uma cidade com clima de interior, mas que vive um momento de crescimento planejado. Tudo isso exige investimentos na infraestrutura local, que, por consequência, aquece a economia e gera novos empregos.

Portanto, existem oportunidades de emprego em diversos setores, das empresas que atuam na construção civil até as prestadoras de serviços. Estas, aliás, ainda detêm a maior fatia de contribuição quando o assunto é o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade, aproximadamente três vezes mais do que a indústria local.

Todo esse movimento de crescimento da economia, de oferta de ensino e de geração de emprego também atrai novos investimentos e oportunidades de mercado. Em outras palavras, a cidade é um ótimo local para começar seu negócio.

A Prefeitura de Lauro de Freitas tem leis de incentivo à instalação de indústrias, de comércios, de transporte e de comunicação com isenção de impostos por até quatro anos. Ou seja, negócios que se estabelecem na cidade podem contabilizar um custo a menos em suas despesas mensais.

Um incentivo igualmente valoroso é dado aos negócios prestadores de serviços e a profissionais liberais. Parte do Imposto Sob Serviço (ISS) pode ser destinado ao fomento de projetos de esportes na cidade.

Aliás, uma política à qual muitos alunos do curso de Educação Física agradecem, pois podem investir suas carreiras ou seus planos profissionais contando com esse benefício, não é mesmo?

Como Lauro de Freitas tem sete quilômetros de litoral, riquezas culturais e naturais, não podemos deixar de mencionar o potencial de negócios na área de turismo, e, claro, sua importância estratégica para escoar produtos para Salvador e região.

Oportunidades de lazer

Nem só de trabalho e de estudos vive a população lauro-freitense. Com uma cidade banhada pelo litoral, é muito comum que seus moradores, depois de um dia cansativo, relaxem nas areias da praia. Já imaginou fazer isso depois de uma prova na faculdade?

Pois essa é só uma das opções de lazer gratuitas na cidade. Além dela, você também pode aproveitar o Parque Ecológico, que tem mais de 70 mil metros quadrados, é cercado de mata nativa e completamente estruturado para receber seus visitantes.

Para quem vive uma rotina de estudos, é muito importante fazer atividades que relaxem e promovam o descanso físico e mental. Lauro de Freitas tem uma oferta bem interessante nesse sentido, além de muitos eventos e opções para esportes náuticos.

Viu como pode ser muito agradável morar na cidade? Mas existem outros motivos para escolher Lauro de Freitas para ser a sede de sua graduação.

Quais as vantagens de fazer faculdade em Lauro de Freitas?

Todo futuro acadêmico precisa lidar com os desafios dessa etapa da vida. Apesar de ser fundamental para seu crescimento profissional, cursar a faculdade demanda foco, investimento e dedicação de tempo, certo?

Considerando isso, listamos aqui algumas vantagens específicas para as pessoas que estão pensando em fazer vestibular em Lauro de Freitas e cursar a Unime.

Custo de vida barato

Cursar uma graduação convencional vai levar, pelo menos, quatro anos. Então, pode ser necessário alugar ou comprar um imóvel, certo? Antes de fazer comparações com o preço nas principais capitais, saiba que o metro quadrado de Lauro de Freitas é um dos mais baratos na região.

Moradia

Tão barato que muitos soteropolitanos acabam se mudando para a cidade e aproveitam de suas proximidades para ir e voltar todos os dias a fim de cumprirem suas rotinas.

Além dos preços baixos para os terrenos, outro fator que influencia o custo de moradia é o valor inferior do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da taxa condominial. Eles são muito mais baratos que em Salvador, por exemplo.

Alimentação

Com opções fartas de carnes e de frutas, os custos com a alimentação também são baixos. É possível alternar a carne bovina com muitos frutos do mar, frutas e grãos, o que balanceia os custos mensais com as refeições.

Para quem conhece e aprecia peixes, na região, especialmente na represa do Rio Joanes, é possível encontrar tucunaré, traíra e tilápias.

Transporte

Lauro de Freitas tem uma planta de transporte público muito eficiente, que conecta seus bairros e região central, além de fazer conexão com Salvador e cidades próximas, como Camaçari.

Opções de lazer com baixo custo

Praias, parques e eventos gratuitos. A cidade oferece diversas opções de lazer de baixo custo ou até mesmo gratuitas. Com os programas de apoio da prefeitura, é possível iniciar atividades físicas e participar de ações sociais que divertem os alunos fora do período de aulas.

Com uma cultura tão rica na região, os museus também não podem ser deixados de lado, não é mesmo? Então, boas opções de entretenimento são a visitação ao Afro Omon Ajagunan, dedicado à cultura africana e aos registros históricos da região. Outra opção é o Museu de Antiguidades do Sr. Onildo Luz Silva, que tem um acervo rico de objetos em prata, ferro, palha, tecido, madeira etc.

Clima agradável

Lauro de Freitas é considerada uma cidade quente, assim como outras no Nordeste. Porém, o vento e a umidade que apresentamos trazem conforto térmico. Além disso, tais condições são favoráveis às atividades náuticas e, como já mencionado, a prática de esportes é muito saudável para os alunos, que podem desestressar com momentos de lazer e de repouso.

Cidade acolhedora

Clima de cidade do interior ao lado de uma das capitais mais visitadas do Brasil. Essa combinação faz com que Lauro de Freitas sempre receba visitantes e potenciais moradores. Como consequência, sua hospitalidade é uma de suas principais qualidades.

Para pessoas que querem começar uma graduação, é importante lembrar que a cidade tem uma população jovem, ou seja, a conexão é quase imediata e inevitável. Se você está pensando em cursar medicina em Lauro de Freitas, portanto, só falta escolher em qual bairro vai morar, porque todo o restante já está a seu favor.

Em que bairro morar?

Não basta escolher morar perto da sua faculdade em Lauro de Freitas; é preciso considerar a infraestrutura que o bairro oferece e, claro, sua afinidade com a região. Assim, entre as melhores opções, estão:

  • Fazenda Pitangueira e Pouso Alegre Buraquinho são mais próximos à praia, e, pela proximidade com os atrativos turísticos, têm infraestrutura rica, com restaurantes, supermercados e redes de fast-food famosas;
  • Vila Praiana é vizinho do Aeroporto Internacional de Salvador, considerado um bairro tranquilo e com boa infraestrutura;
  • Jardim Aeroporto é considerado um bairro nobre da cidade e tem uma vida noturna mais agitada, assim como é o caso do Fazenda Pitangueira;
  • Vilas do Atlântico tem alguns condomínios fechados e “Alamedas”, que são ruas sem saídas com um fechamento parcial para monitoramento da segurança.

Mais perto da praia e do centro da cidade ou mais afastados e com clima de interior. Até as opções de bairro são flexíveis e para todos os perfis. Então, já está avisando para todos os amigos e familiares que vai fazer faculdade em Lauro de Freitas? Aproveite e conte para todos as opções de lazer da região e faça com que queiram de visitar você em breve.

O que fazer nos momentos de lazer na região?

Já deu para entender por que as faculdades em Lauro de Freitas atraem tantos estudantes, não é mesmo? Infraestrutura favorável, custo de vida baixo, boas opções para desenvolvimento da carreira e muitas opções de lazer.

Como estamos descrevendo as potencialidades de uma cidade baiana, é imprescindível caprichar nas informações sobre suas praias e outros prazeres.

Fazer o roteiro da Estrada dos Cocos

É um roteiro que encanta turistas e moradores. Com sua vegetação nativa, plantações de coqueiros infinitas e, claro, um conjunto de praias de tirar o fôlego, é uma ótima forma de começar sua temporada na região ou receber amigos e familiares nas férias da faculdade.

Relaxar nas piscinas naturais na praia do Buraco da Velha

As piscinas naturais da Praia de Villas são relaxantes, ótimas para famílias com crianças ou para almoçar nas barracas que ficam na praia dando suporte aos banhistas.

Visite a Matriz de Santo Amaro de Ipitanga

Tanto religiosos quanto amantes da história se encantam com a matriz de Santo Amaro, fundada com a presença dos jesuítas na região no século XVII e que ainda guarda relíquias de sua época, como sua arquitetura colonial e seus azulejos históricos.

Praticar esportes náuticos na praia de Ipitanga

Para quem procura ondas e badalação na região, a praia de Ipitanga é um destino com satisfação garantida. Muitos jovens se encontram por lá, o que garante uma vibração única no ambiente, além, é claro, de boas condições para a prática de esportes náuticos. Para surf, a praia de Buraquinhos também é uma ótima opção.

Nem sempre é fácil encarar uma mudança de cidade, mesmo que seja para cursar uma graduação e garantir o seu desenvolvimento profissional. Por isso, é importante pesquisar sobre os possíveis destinos e até mesmo visitá-los, se conseguir.

Agora, se você já tomou sua decisão e vai fazer faculdade em Lauro de Freitas, saiba que vai encontrar uma cidade pronta para atender às suas necessidades e encantar o seu coração.

Então, visite agora mesmo o site da Faculdade Unime, confira os cursos, informações sobre o ingresso de alunos e agende sua vinda a Lauro de Freitas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content