Direito Trabalhista: atue na área que é tendência no mercado

martelo representando direito trabalhista

O Direito Trabalhista, também conhecido como Direito Laboral, é uma área que tem atraído cada vez mais pessoas que já gostavam do ramo de Direito. Além de estar com o mercado em expansão, a necessidade por profissionais especializados na área é bastante alta, porque sempre há pessoas tentando garantir os direitos estipulados no contrato de trabalho.

A seguir, vamos explicar um pouco mais sobre o que é e como anda o mercado de trabalho do Direito Trabalhista. Continue a leitura!

O que é o Direito Trabalhista?

Os direitos trabalhistas, antes conhecidos como “direitos sociais”, tiveram origem com a Constituição de Weimar, em 1919. Naquela época, eles seguiam as normas da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

O Direito Trabalhista é uma das especializações mais populares da área do curso de Direito atualmente. Ele representa um conjunto de leis que têm o objetivo de garantir o respeito e a boa relação entre os dois protagonistas de um contrato de trabalho: o empregador e empregado.

  • empregador: aquele que contrata o empregado para trabalhar em troca de salário;
  • empregado: aquele que realiza os serviços propostos no contrato de trabalho em troca de salário.

Por mais que seja dever das duas partes entender e cumprir as leis do contrato de trabalho, nem sempre essa é a realidade. Por isso, o advogado trabalhista tem uma função social tão importante. Ele pode trabalhar defendendo tanto a causa do empregador como do empregado. É necessário apenas que alguém sinta que seus direitos foram feridos.

Como é o mercado de trabalho para o profissional de Direito Trabalhista?

Assim como o Direito Tributário e o Direito Criminal, a demanda por profissionais especializados em Direito Trabalhista está cada vez mais alta, o que só favorece o mercado de trabalho e a empregabilidade na área.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), atualmente, há cerca de 93,6 milhões de pessoas empregadas no Brasil — fora os trabalhadores informais que também representam uma grande parcela da população.

Por mais que o número de desempregados também seja muito alto, a quantidade de funcionários no Brasil já é o suficiente para movimentar o mercado do Direito Trabalhista.

Do outro lado, também temos as milhares de empresas brasileiras. Como já falamos, o empregador pode igualmente entrar em contato com um advogado trabalhista, caso sinta que o empregado não cumpriu com o contrato de trabalho.

Além da alta procura por profissionais da área, o momento atual está muito favorável para o advogado trabalhista destacar-se diante a concorrência, pois várias reformas têm sido aprovadas nos últimos tempos. Assim, o mercado tem exigido profissionais atualizados e que saibam prestar assessoria jurídica de acordo com a nova realidade.

Qual é o salário médio desse profissional no mercado?

Segundo dados do Salario.com, advogado especializado em Direito Trabalhista tem um salário médio de R$ 5.880,22*, trabalhando 42 horas semanais. A remuneração pode variar bastante dependendo da região e do nível de experiência de cada profissional.

Quais matérias abordam os Direitos Trabalhistas durante graduação de Direito?

Assim como outros cursos, ao longo da faculdade em Direito, o estudante aprende todos os campos da área de forma mais generalizada. Veja as principais matérias que abordam os Direitos Trabalhistas na graduação em Direito aqui da Unime:

  • Direito do Trabalho I;
  • Direito do Trabalho II;
  • Processo do Trabalho.

No entanto, é sempre possível aprender assuntos específicos em estágios, além da especialização na pós-graduação.

O Direito Trabalhista é uma área essencial para manter uma relação digna entre o empregador e o empregado. Para aproveitar as oportunidades do mercado, é fundamental escolher uma faculdade de Direito de alta qualidade, que não só impacte seus conhecimentos como profissional no futuro, como também ofereça vantagens ao longo da graduação.

Aqui na Unime, nossos alunos de Direito têm acesso à Aula Destaque com profissionais conceituados no mercado e aos materiais do Saraiva Educação, além de receber o Vade Mecum Digital Saraiva Jur. Assim, você estuda Direito Trabalhista e outras vertentes do ramo com materiais atualizados com relação às demandas do mercado jurídico.

Se você se interessou pela área e quer seguir o curso de Direito, não deixe de inscrever-se no nosso vestibular, que pode ser realizado online!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content