Licenciatura em Ciências Biológicas: como funciona o curso?

estudantes de licenciatura em ciências biológicas

Desconto nota do Enem

Você adorava a matéria de Ciências ou de Biologia na época da escola e, agora, pensa em seguir profissão nessa área? Saiba que uma boa opção é o curso de Licenciatura em Ciência Biológicas!

Ele funciona assim: sua duração é de cerca de 4 anos. As disciplinas da grade curricular são abrangentes, o que possibilita uma noção integrada sobre o meio ambiente e os animais. O curso aqui na Unime ainda conta com estágio — para a Licenciatura, ele precisa ser realizado em salas de aula.

Continue com a gente e confira mais detalhes sobre cursar Ciências Biológicas na Bahia!

O que faz o profissional licenciado em Ciências Biológicas?

O mercado de trabalho para quem faz Licenciatura em Ciências Biológicas é confortável. Na prática, é possível optar por vários caminhos e, ainda, seguir com especializações depois. Algumas ideias são:

  • escola de educação básica pública: aqui é necessário fazer o concurso da Secretaria da Educação, o que rende um salário mais estável e deixa o profissional mais protegido na carreira. Em Salvador, os professores da rede pública contam com uma remuneração de R$ 5.368, considerada maior que a média nacional. Há também concursos para biólogos fora do contexto escolar;
  • escola de rede privada: aqui, o trabalho é por contrato, e o salário varia de acordo com a instituição, o nível de ensino e as horas semanais trabalhadas;
  • cursinho pré-vestibular: nos cursinhos, os ganhos costumam ser maiores, mas, em geral, as instituições pedem especializações;
  • faculdade: a atuação no ensino superior, muitas vezes, exige mestrado e doutorado, o que aumenta as oportunidades de boa remuneração;
  • produção de materiais pedagógicos: outro caminho é produzir livros e apostilas para serem vendidos em editoras;
  • pesquisa acadêmica: aqui é possível contribuir com pesquisas e descobertas na área;
  • curadoria: trabalhar com a conservação e a preservação de museus e de artefatos;
  • fabricação de medicamentos, alimentos, bebidas.

Quais as principais matérias estudadas na Licenciatura em Ciências Biológicas?

A Licenciatura em Biologia é repleta de matérias interessantes. Veja alguns exemplos!

Ecologia

Ecologia estuda os seres vivos e sua interação com o meio ambiente. É uma das ciências mais amplas e complexas, já que necessita de conhecimentos relacionados a várias disciplinas, como fisiologia, evolução e genética.

Em ecologia, você estuda o habitat (o ambiente no qual vive a espécie), o nicho ecológico (os hábitos e os modos de vida), a cadeia alimentar (as relações alimentares entre os organismos da biota), entre outros conceitos.

Botânica

A botânica estuda plantas, fungos e algas. A partir disso, é possível descobrir morfologia, classificação, identificação, reprodução e suas relações com os seres vivos. Entender o assunto é importante para a preservação do meio ambiente. Além disso, muitas plantas são usadas na medicina para tratar uma variedade de doenças.

Microbiologia

Lembra das células eucariontes e procariontes? A microbiologia é a especialidade que as estuda, incluindo as bactérias, os fungos e os vírus. Os trabalhos da área envolvem genética e patologia.

Biofísica

A biofísica estuda matéria, espaço, energia e tempo. Reúne as disciplinas de Biologia e Física, para enxergar o ser vivo como um corpo que ocupa lugar no espaço, transforma energia e interage no meio no qual vive. Para isso, aborda conhecimentos de aspectos elétricos, magnéticos, gravitacionais e nucleares.

Zoologia

Zoologia estuda os animais e suas divisões em filos, como platelmintos, nematelmintos, artrópodes, equinodermos e cordados. Neste último, encontram-se os mamíferos, as aves, os anfíbios, os répteis e os peixes.

Tour pela prova do Enem

Bioestatística

Como o nome sugere, essa disciplina é uma junção de Biologia e de Estatística. Ela ensina a coletar dados e a interpretar pesquisas e resultados. O conhecimento é bastante importante para promover estudos científicos, fazer descobertas e trabalhar em laboratórios.

Anatomia

A anatomia estuda a organização estrutural dos seres vivos. Isso inclui os sistemas, os órgãos e os tecidos. No tecido nervoso dos seres humanos, por exemplo, os estudantes analisam as células nervosas compostas no cérebro. É importante entender ligações sinápticas, receptores e gânglios nervosos.

Citogenética

Aqui, há um estudo mais intenso sobre a área da genética, em especial os cromossomos e o DNA. Pesquisas na área são importantes para desenvolver tratamentos de doenças hereditárias ou de falhas em cromossomos, a exemplo de daltonismo, câncer, fibrose cística e síndrome de Down.

Quais os benefícios de escolher o curso?

Existem vários bons motivos para cursar Licenciatura em Ciências Biológicas na Bahia! Por exemplo, é uma forma de estar mais em contato com o meio ambiente e os animais, o que propicia um dia a dia mais relaxante, longe do caos de um trabalho mais tradicional.

A carreira também ajuda a contribuir com a responsabilidade social na Bahia, ao promover ações de sustentabilidade ambiental. Isso é de grande relevância para a sociedade, pois impacta o bem-estar das atuais e das futuras gerações. Inclusive, há vários projetos da área organizados pelo estado baiano.

Por fim, um biólogo também tem importância ao colaborar com inovação e produção de conhecimento, com a realização de pesquisas e de descobertas e o desenvolvimento de soluções.

Onde estudar Licenciatura em Ciências Biológicas?

Uma faculdade de Ciências Biológicas deve ser escolhida com base em alguns critérios. É interessante olhar a reputação da instituição na região, pois isso mostra o tanto que ela é conceituada pelos estudantes.

Ao mesmo tempo, é recomendado que seja uma faculdade moderna e bem equipada, preparada para atender às necessidades dos alunos dessa geração e suprir as exigências do mercado. Nesse sentido, ela deve contar com recursos tecnológicos, além de boa infraestrutura para as aulas teóricas e práticas.

Por falar nisso, não deixe de reparar o quanto a instituição estimula as experiências por meio de estágios, pois eles são essenciais a fim de deixar o profissional preparado para lidar com as imposições do mercado.

A Unime preocupa-se com a formação dos alunos e, além de investir em professores capacitados e didáticos, tem parceria com o Canal Conecta, um portal de empregabilidade. Nele, nossos alunos contam com privilégios para conseguir vagas de estágio nas melhores empresas e escolas do estado.

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é uma boa escolha para quem se identifica com a área e sentiu afinidade com as matérias que exemplificamos aqui. Isso já é um passo para o sucesso na carreira. Contudo, para o caminho ser ainda mais favorável, não deixe de investir em uma faculdade de qualidade, combinado?

Gostou de descobrir um pouco mais sobre o curso? Caso tenha ficado com dúvidas ou queira mais informações, entre em contato conosco, que responderemos em breve!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados