Em dúvida entre Biologia e Veterinária? Te ajudamos a escolher!

estudante de medicina veterinária

Desconto nota do Enem

É comum encontrar vestibulandos em dúvida entre Biologia ou Veterinária. Isso acontece porque ambas as áreas envolvem meio ambiente, saúde e mundo animal, o que pode tornar a escolha bem confusa.

No entanto, apesar de terem semelhanças, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária apresentam várias matérias diferentes dentro da faculdade, além de atuações específicas no mercado de trabalho.

A seguir, você confere detalhes sobre cada uma das graduações a fim de entender melhor as diferenças entre as áreas. Ainda daremos dicas de como escolher o curso ideal. Tudo isso por meio dos seguintes tópicos:

Como é a faculdade de Ciências Biológicas?

A faculdade de Ciências Biológicas envolve todos os assuntos relacionados à vida, evolução da estrutura dos seres vivos, adaptação e relação das espécies no meio ambiente, anatomia corporal e homologias. Em suma, a Biologia é a área encarregada de estudar o humano e todas as outras formas de vida conhecidas.

O curso também costuma aparecer em duas modalidades: Bacharelado ou Licenciatura. Embora tenham a mesma grade básica, o objetivo de cada uma é diferente, e algumas matérias sobrepõem-se durante o curso.

A primeira é destinada aos estudantes que querem se tornar pesquisadores e seguir a carreira científica. Sendo assim, envolve matérias mais técnicas, como física, matemática e estatística.

Já a segunda, que faz parte dos cursos ofertados pela Unime, é destinada às pessoas que têm paixão pela docência e desejam ministrar aulas de Biologia. Nesse caso, matérias como genética, botânica e ecologia ganham destaque, além de aulas relacionadas à educação, como didática.

Independentemente da escolha, a média de duração do curso é de 5 anos. No geral, o estudante deve realizar vários estágios antes de se formar e entrar para o mercado de trabalho.

Veja algumas matérias que você vai encontrar durante a sua trajetória em Ciências Biológicas:

  • Bioquímica;
  • Patologia;
  • Zoologia;
  • Imunologia;
  • Parasitologia;
  • Ecologia;
  • Genética;
  • Evolução;
  • Microbiologia;
  • Anatomia Humana e Vegetal.

Como é a faculdade de Medicina Veterinária?

A faculdade de Medicina Veterinária aqui da Unime tem o objetivo de preparar os alunos para realizar diagnósticos de doenças, aplicar vacinas, fazer cirurgias, prescrever remédios, entre outras ações relacionadas à saúde animal.

Os vestibulandos que escolhem seguir carreira em Veterinária devem ter em mente a importância de gostar de animais e, acima de tudo, de relacionar-se bem com outras pessoas. Afinal, nem sempre você vai atingir os resultados esperados durante a recuperação de um animal muito machucado, por exemplo, e, nesse momento, é importante saber se comunicar para explicar a situação ao responsável.

Também é necessário gostar de Biologia e Saúde, porque o estudante terá contato com essas áreas durante toda graduação.

O curso dura cerca de 5 anos e, diferentemente de Ciências Biológicas, é apenas do tipo Bacharelado, não tendo uma trajetória de docência ao longo da graduação.

Nos últimos anos do curso, o estudante deve fazer um estágio obrigatório para colocar seus conhecimentos em prática. Normalmente, ele é feito de forma supervisionada no Hospital Veterinário da Unime, que é aberto à população e tem preços mais acessíveis.

Tour pela prova do Enem

Confira algumas disciplinas ofertadas ao longo do curso:

  • Anatomia;
  • Animais Silvestres;
  • Biologia;
  • Anestesiologia;
  • Diagnóstico por Imagem;
  • Direitos Humanos;
  • Histologia;
  • Produção Animal;
  • Nutrição Animal;
  • Técnica Cirúrgica.

Quais são as principais diferenças entre elas?

Agora que já entendemos mais sobre o curso de Biologia e de Veterinária, vamos levantar as principais diferenças entre as áreas.

Como falamos, o profissional de Biologia estuda diversas espécies de animais e plantas, buscando sempre melhorar o estilo de vida de todos os organismos a partir do conhecimento científico. Já o veterinário é um profissional mais prático e tem o objetivo de cuidar da saúde geral dos animais de todos os portes.

Enquanto o curso de Biologia tem a habilitação para Bacharelado e Licenciatura, o de Veterinária oferta apenas a formação do bacharel. Isso é algo que deve ser levado em consideração caso você queira ser professor logo após a graduação.

A média salarial também é um fator que difere as áreas. De acordo com dados recentes do Salario.com.br, em Salvador, um veterinário ganha, em média, R$ 4.875,35, trabalhando 29 horas semanais; já o biólogo recebe, em média, R$ 3.887,80 com 39 horas semanais.

Como escolher o curso ideal?

Ambas as profissões têm boas oportunidades de carreira e crescimento, além de disciplinas em comum. Se você não sabe qual graduação tem mais a ver com você, confira a seguir as nossas dicas.

Avalie suas habilidades

Identificar as suas habilidades é o primeiro passo para escolher um curso superior que esteja dentro dos seus objetivos.

Como falamos ao longo do texto, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária exigem que o estudante goste de áreas como Biologia e Saúde. No entanto, tão importante quanto apresentar interesse nas disciplinas é ter habilidades específicas para desenvolver o conhecimento técnico com mais facilidade.

Na maioria das vezes, as preferências e as habilidades coincidem bastante. Sendo assim, defina um curso que dê prazer, mas para o qual você tenha talento e facilidade em aprender.

Converse com profissionais

Uma boa forma de descobrir se o curso de fato está dentro do que você deseja é conversando com profissionais da área. Eles são os mais indicados para dar informações, porque, além de já terem se formado no curso, estão atuando no mercado de trabalho.

Entre em contato com ex-alunos e pergunte suas maiores dificuldades e decepções ao longo da graduação, dialogue sobre a trajetória que eles fizeram para conquistar um lugar de atuação, entre outros. Aproveite esse momento e tire todas as suas dúvidas sobre a faculdade e o dia a dia profissional.

Confira o mercado de trabalho

Antes de escolher o curso, também é importante conferir informações sobre o mercado de trabalho. Afinal, imagine passar por toda graduação para só depois descobrir que as vagas na profissão escolhida estão em baixa?

Sendo assim, não deixe de fazer uma longa pesquisa sobre o segmento antes de tomar a sua decisão. Separamos algumas dicas para você aprender a se atualizar com relação ao mercado de trabalho de qualquer área:

  • assista a documentários e a reportagens recentes sobre o ramo;
  • leia sobre o plano de carreira;
  • pesquise a média salarial no seu estado e cidade;
  • procure tendências da área no Brasil e no exterior.

Esperamos que nossas dicas ajudem você a escolher entre Biologia ou Veterinária. O próximo passo, depois de saber o curso ideal, é definir em qual faculdade você vai cursá-lo. Como você viu, a Unime, faculdade de referência aqui na Bahia, com unidades em Lauro de Freitas, Itabuna e Salvador, conta com as duas graduações. Não deixe de realizar um tour virtual para conferir a infraestrutura da unidade de Lauro de Freitas — inclusive os laboratórios de Anatomia e Anatomia Animal, utilizados em ambos os cursos.

Tiramos as suas dúvidas sobre Ciências Biológicas e Medicina Veterinária? Aproveite para entrar em contato conosco e conhecer o funcionamento dos cursos na faculdade Unime.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 60

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados